“Viver em Igualdade” pela redução da discriminação

26/10/2020

O Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira acolheu a cerimónia nacional de entrega de prémios “Viver em Igualdade”, uma iniciativa que distingue municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. A sessão premiou 15 municípios e outros 11 com Menção Honrosa, entre eles Oliveira de Azeméis, e contou coma presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que realçou que o objetivo da iniciativa é o de reduzir as desigualdades e diminuir a discriminação.

O Centro de Arte Oliva, em S. João da Madeira, foi o local escolhido para a realização da Cerimónia de Entrega da 5.ª Edição do Prémio “Viver em Igualdade 2020-2021”, uma iniciativa de âmbito nacional que distingue Municípios com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação. A sessão contou com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro, que lembrou que o objetivo é o de reduzir as desigualdades e diminuir a discriminação.

“Atualmente temos uma vasta rede de municípios que trabalham connosco, e esses são os que se candidataram, e que, de acordo com a avaliação do júri recebem estes prémios e menções honrosas”.No entanto a secretária de Estado lembrou que estão a trabalhar com uma rede de municípios que trabalham de forma sistemática, em articulação com a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, neste objetivo de vencer as desigualdades , sendo que o trabalho se realiza através do território, e portanto os municípios são nossos parceiros estratégicos”.

Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, Rosa Monteiro

Rosa Monteiro considera que os resultados “são satisfatórios, porém temos de avançar para uma outra geração de investimento nas políticas públicas locais, e por isso, estamos a reforçar o quadro financeiro e os apoios financeiros disponíveis”. A secretária de Estado considera que “estamos no bom caminho, e o balanço que hoje fazemos é positivo. Há imensas atividades, projetos e mobilização e empenho dos autarcas, das equipas, das entidades locais parceiras e isto multiplica-se por todo o país”.

O Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, reafirmou o compromisso do município sanjoanense de “trilhar este importantíssimo caminho no sentido da implementação de políticas públicas de igualdade”. O autarca sublinhou o facto de o Governo apostar na parceria com os municípios para a implementação de políticas nesta área, aspeto que seria também uma das tónicas da intervenção da Secretária de Estado Rosa Monteiro, para quem “os municípios são parceiros decisivos” no processo de “promoção de um país com mais igualdade e menos discriminação”. Entretanto o autarca afirmou que S. João da Madeira não apresentou nenhuma candidatura, “mas estamos a desenvolver as nossas políticas, e vamos ponderar se apresentaremos numa futura edição”, lembrando as medidas que já têm em curso, como o “apartamento de autonomização só para mulheres”.

Nesta cerimónia realizada em S. João da Madeira, foram distinguidos 15 municípios com o Prémio “Viver em Igualdade 2020-2021”, tendo sido ainda entregues 11 menções honrosas, sendo que onde dos concelhos distinguidos foi o de Oliveira de Azeméis, que esteve representado pelo vereador Rui Luzes Cabral.

Leave a Reply