“Viagem” musical por compositores portugueses do século XX

05/07/2021

Artes e Itinerância propõe “viagem” musical por compositores portugueses do século XX. Dia 17 de julho, pelas 11h00, na Biblioteca de Santa Maria da Feira recebe o concerto Circum-Navegação da Música Portuguesa do Século XX, protagonizado pelo Quinteto de Sopros do Vale, da Banda Marcial do Vale.

A próxima proposta do Artes em Itinerância – projeto de descentralização cultural é musical. No dia 17 de julho, às 11h00, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira recebe o concerto Circum-Navegação da Música Portuguesa do Século XX, protagonizado pelo Quinteto de Sopros do Vale, da Banda Marcial do Vale, em colaboração com Ana Margarida Cardoso e o Instituto de Etnomusicologia do Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) da Universidade de Aveiro,

O novo projeto – Circum-Navegação da Música Portuguesa do Século XX –, está associado à celebração do quinto centenário da primeira viagem de circum-navegação liderada por Fernão Magalhães e levando a todo o público compositores portugueses, num reportório composto por: “Scherzo” para Quinteto de Instrumento de Sopro, de Ângela Pestana, “Três Pequenas Peças”, de Adácio Pestana, Quinteto para Instrumentos de Sopro, de José dos Santos Pinto, e “Lembrança”, de Adácio Pestana.

No contexto das trocas culturais efetuadas ao longo do século XX, alguns músicos portugueses puderam usufruir da proximidade geográfica e da cooperação entre os vários países na construção das suas carreiras. Para além de nada disto ter sido possível sem a circum-navegação de Fernão Magalhães, há semelhanças entre as viagens efetuadas por estes músicos e pelo nosso navegador, Fernão Magalhães. Também Ângelo Pestana teve um papel primordial no Brasil, para onde foi enviado para constituir uma banda militar, constituir uma carreira como músico e gerir uma das principais orquestras da época, a Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Já o seu irmão, Adácio Pestana, é considerado um dos melhores músicos da sua época e um compositor de excelência. Santos Pinto, diplomado em Portugal e em Paris, complementa este programa com o seu Quinteto de Sopros.

De referir que Ana Margarida Cardoso, aluna de doutoramento e membro do INET-md da Universidade de Aveiro, desenvolve uma investigação sobre o Estatuto Social e Profissional de cinco músicos que integram o Quinteto Nacional de Sopro. Ao longo da sua investigação privilegia a organização de iniciativas que promovam os resultados do seu trabalho e que confiram algum tipo de retorno à comunidade, através de concertos, exposições, palestras entre outros. Assim ganha forma o programa Circum-Navegação da Música Portuguesa do Século XX apresentado em Santa Maria da Feira.

Este concerto dirigido a toda a família tem entrada gratuita, mediante inscrição prévia obrigatória, em www.cm-feira.pt/artes-em-itinerancia.

Até dezembro, o projeto municipal de descentralização cultural Artes em Itinerância vai percorrer 16 freguesias do concelho de Santa Maria da Feira, proporcionando aos residentes e visitantes 12 atividades culturais de acesso gratuito, fomentando o acesso e promovendo novas oportunidades de fruição cultural no território. O programa completo do Artes em itinerância está disponível aqui: www.cm-feira.pt/artes-em-itinerancia.

Todas as recomendações de saúde e segurança estão asseguradas nestas atividades culturais.

Related Posts

Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Música filarmónica, circo contemporâneo e acrobacia a encerrar programação cultural das Fogaceiras
UHF, quatro maestros e 230 músicos em palco no Europarque

Leave a Reply