USF – S. João apela para não virem presencialmente pedir ou levantar receitas ou documentos

10/04/2020

A USF – S. João está a apelar a todos os utentes para não saírem de casa para vir à unidade pedir ou levantar receitas ou documentos. Peçam através de e-mail ou contacto telefónico.

A Unidade de Saúde Familiar de S. João da Madeira (USF – S. João) está dar continuidade ao seu plano de atendimento aos utentes de forma especial. Em conjunto com a USF – Vale do Vouga foi criada uma área verde no edifício do centro de saúde, com entrada na porta de vidro lateral, para a segurança de todos e da comunidade. Mesmo assim, é feito o pedido para apenas compareçam presencialmente se for absolutamente imprescindível. E mais informam que todas as receitas, análises e documentos emitidos serão enviados por SMS, dentro da disponibilidade, como receitas e análises, e-mail ou, na sua ausência, por correio normal. “Agradecemos a vossa colaboração para o esforço de contenção da epidemia por covid19”, referem.

Os responsáveis do centro de saúde informam que só devem comparecer na Zona Verde da unidade perante doença aguda não Covid-19 sem febre, tosse, falta de ar e na ausência de vómitos ou diarreia agudos; Tratamentos inadiáveis; Doença crónica não controlada (por exemplo, diabetes descontrolada, tensões arteriais acima dos 160/100); Contraceção e IVG; Vacinação; Vigilância de Saúde Materna sobretudo nos momentos-chave (para pedir as ecografias ou análises ou enviar a consulta hospitalar nos tempos recomendados); Vigilância de Saúde Infantil: consulta do recém-nascido e/ou do primeiro mês de vida; consultas chave definidas no PNSIJ que incluem a vacinação. Mesmo assim, é feito o pedido par contactar,se possível, através de telefone ou e-mail, caso não tenham consulta agendada.

“Queremos que os doentes que precisem mesmo de uma avaliação presencial venham com toda a segurança. Se pertencem a um dos grupos acima identificados, não deixem de vir”. Para isso foi criada uma zona segura a pensar nessas pessoas. “A todos os outros, utilizem as vias telefónica ou digital”, concluem os responsáveis do centro de saúde, que agradecem e lembram que , “ficar em casa faz toda a diferença”.

Leave a Reply