TUS gratuito em 2021 para todos utilizadores

06/01/2021

O TUS – Transporte Urbanos do Município de S. João da Madeira – será gratuito para todos os utilizadores em 2021. A medida foi aprovada na reunião de Câmara desta terça feira, 5 de janeiro e já está em vigor. Autarquia diz que o objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo como meio mais sustentável e adequado nas deslocações do dia-a-dia. A oposição recorda que “está mais que na altura de a Câmara olhar para este assunto de forma a fazer uma avaliação da hipótese de ter novas redes ou novas linhas de transporte público”.

As viagens nos autocarros dos Transportes Urbanos do Município de S. João da Madeira (TUS) passaram a ser gratuitas para todos os utilizadores neste ano de 2021, na sequência do alargamento de uma medida que já beneficiava os alunos das escolas do concelho desde 2018.. Segundo a autarquia, “o objetivo é incentivar o uso do transporte coletivo como meio mais sustentável e adequado nas deslocações do dia-a-dia, com vantagens para a mobilidade dos Sanjoanenses e de quem visita o concelho, assim como para a qualidade do ar e do ambiente em geral”.

No seguimento da aprovação, o vereador da coligação PSD/CDS-PP, Paulo Cavaleiro aproveitou para afirmar que “está mais que na altura de a câmara olhar para este assunto de forma a fazer uma avaliação da hipótese de ter novas redes ou novas linhas de transporte público”.  O vereador da oposição aproveitou ainda para recordar a proposta da coligação sobre o “School Bus” que tinha como objetivo evitar concentrações junto às escolas e fazendo com que os pais não recolhessem os filhos na escola, mas “num sítio onde sabem que eles vão ter”.  No mesmo âmbito, Paulo Cavaleiro aproveitou ainda para referir que esta poderá ser uma boa oportunidade para serem criadas “novas condições como wi-fi e paragem virtual”.  

Em resposta, o vice-presidente, José Nuno Vieira, informou que já há uma proposta e que está a ser estudada, no seio da Área Metropolitana do Porto e que “se as linhas começarem a ter maior utilização é sinal que a medida foi boa e nesse momento será avaliada a necessidade de colocar mais equipamentos ou reformular circuitos”, concluiu.    

Com esta medida, o Município estima, face aos dados de anos anteriores, uma perda de receita de cerca de 40 mil euros. Refira-se que a gratuitidade não dispensa a existência de um título, passando este a ser gratuito. Desta forma, quem tem passe esse continuará a usá-lo e os novos passes serão emitidos e entregues sem custos. 

Leave a Reply