23/01/2022
Este domingo o projeto do Turismo Industrial em S. João da Madeira celebra 10 anos de vida. Foi precisamente no dia 23 de janeiro de 2012, que se realizaram as primeiras visitas aos Circuitos pelo Património Industrial de S. João da Madeira.
Foi há precisamente 10 anos que arrancava o projeto do Turismo Industrial em S. João da Madeira. Uma iniciativa que nasceu com base numa dimensão turística assente na indústria tradicional e nas novas indústrias tecnológicas e criativas existentes na cidade. O espírito de inovação e a capacidade concretizadora são marcas indeléveis da indústria sanjoanense, bem vincadas em muitas das suas fábricas, desde os inícios do século XX, quando S. João da Madeira se afirmou como um polo incontornável do mapa empresarial português. Recorde-se que este foi o primeiro projeto do género a ser criado em Portugal, com a particularidade de apresentar uma central de reservas profissionalizada na gestão e na organização de visitas.
Segundo os responsáveis do projeto, “o Turismo Industrial afirma-se como um produto turístico de elevado valor económico, cultural e patrimonial, permitindo conhecer empresas em laboração e reviver atividades de outros tempos através das visitas ao património industrial”.

Este ano, para celebrar a data foi lançada uma parceria com a Viarco Portugal, tendo sido criada uma miniatura dos bancos de lápis que hoje se podem ver espalhados por alguns pontos da cidade, uma miniatura, com os lápis para montar, que vem incluída num Kit Voucher que contempla entradas duplas na Viarco, no Museu da Chapelaria, no Museu do Calçado e no Centro Arte de Oliva, permitindo aos visitantes um dia passado entre a cultura e o património Industrial de S. João da Madeira.