
Três mortos no Lar Santa Teresinha em Cucujães
07/04/2020
Nesta terça-feira, 7 de abril assinala-se o Dia Mundial da Saúde, mas as notícias não são as melhores, estando o mundo a atravessar uma pandemia que já matou mais de 75 mil pessoas. Portugal não foge à regra, apesar dos números serem muito inferiores aos registados na grande maioria dos países europeus. Hoje Portugal regista mais 34 mortes, para um total de 345 óbitos. Na região há a lamentar três mortes no Lar Santa Teresinha, em Cucujães, apesar da primeira já ter acontecido a 26 de março, mas só hoje tornada pública pela instituição. O número de novos infetados subiu para 12442, depois de hoje serem registados 712 novos casos. Mas, há boas notícias, o número de recuperados começa a aumentar. Depois de ontem ter subido substancialmente, hoje há mais 44 pessoas recuperadas, num total de 184. Na região o número de novos casos estabilizou, com S. João da Madeira e Oliveira de Azeméis a não registarem novas pessoas infetadas. Santa Maria da Feira 10 novos casos. E Ovar registou 38 novos casos.
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Saúde as notícias com atualização de dados de pessoas infetadas com a Covid-19 continuam a merecer muita prudência por parte da Direção Geral de Saúde, que alerta que o abrandamento no aumento de novos casos não invalida que as pessoas relaxem. Nesse sentido os responsáveis da DGS lembram que nesta Páscoa não se pode facilitar e toda gente deve ficar em casa. Até porque o registo do número de vítimas mortais a nível nacional devido ao novo coronavírus aumentou para 345, mais 34 face a ontem, quando estavam contabilizados 311 óbitos. Este crescimento diário do número de mortos em termos absolutos mais do que duplicou para o segundo valor mais elevado desde o início da pandemia. Depois de ontem apenas terem sido registado 16, hoje mais do que duplicou, sendo que a taxa de crescimento também subiu 11% contra os 5% de ontem. Entre as vítimas mortais, 219 têm mais de 80 anos, 78 entre 70 e 79, 35 entre 60 e 69, nove entre 50 e 59 e quatro com idade entre 40 e 49 anos. 157 são mulheres e 157 homens.
Quanto ao número de infetados , verifica-se também um aumento para 12.442, ou seja, mais 712 do que ontem, numa subida de 6% contra os 4% de ontem. Apesar disso, este é já o sexto dia seguido em que a taxa de crescimento dos casos confirmados está abaixo dos 10%. Destes casos infetados, apenas 1180 estão internados, sendo que 271 estão nos cuidados intensivos. Registe-se que há mais 81 pessoas internadas em relação a ontem e mais uma nos cuidados intensivos.
Na região, foi dado hoje conhecimento de três mortes de utentes do Lar Santa Teresinha, em Cucujães. A primeira morte já terá ocorrido a 26 de março, conforme confirmou a diretora técnica, em declarações ao JN, e tratava-se de uma senhora com 79 anos, que tinha um quadro clínico complicado. Depois desse caso surgiram mais duas mortes, de um homem de 73 anos e de uma mulher de 98 anos, que estava internada, e aparentemente terá sido contagiada no hospital. Neste momento, o lar tem nove utentes em isolamento profilático e três internados no hospital. Quanto a colaboradores, estão seis em casa de quarentena. Sabe-se que dentro de dias os outros 35 utentes irão fazer o teste da Covid-19. Para lá deste cenário pouco favorável, o concelho de Oliveira de Azeméis não regista novos casos de contaminação, mantendo-se nos 110 casos confirmados, mas a autarquia continua a dar a indicação de zero óbitos, que contraria o anúncio de três mortes no Lar Santa Teresinha.
S. João da Madeira é outro concelho que não regista novos casos de contaminação, e mantém os 46 casos de ontem. Já em relação a óbitos, continua a registar um. Santa Maria da Feira registou 10 novos casos, subindo para 273 no total e mantém os seis óbitos, e Ovar subiu para 448 casos confirmados, com hoje a aparecerem mais 38 novos casos. O número de mortos é de 16 e de recuperados sete.