Transfeira assegura ligação entre Hospital e Lenitudes

22/04/2020

Na sequência da decisão do Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga transferir provisoriamente os serviços de oncologia para a clínica Lenitudes, de forma a minimizar o risco de infeção cruzada por Covid-19, o Município de Santa Maria da Feira garante, a partir de amanhã, o transporte entre as duas unidades de saúde, incluindo no percurso do Transfeira uma paragem em frente à clínica.

O Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga transferiu provisoriamente os serviços de oncologia para a clínica Lenitudes, de forma a minimizar o risco de infeção cruzada por Covid-19. Nesse sentido, o Município de Santa Maria da Feira garante, a partir quinta-feira, 23 de abril, o transporte entre as duas unidades de saúde, incluindo no percurso do Transfeira uma paragem em frente à clínica. A necessidade de interligação afigurou-se evidente quando a medida de transferir para o equipamento privado os serviços de oncologia do Hospital se efetivou. Assim, o Município feirense decidiu alargar o percurso do Transfeira, incluindo no trajeto uma paragem na clínica, situada junto ao Europarque, num precurso que acontecerá continuamente de segunda-feira a sábado. Entretanto, o serviço de autocarro municipal incluirá mais uma paragem, em Espargo, destinada a melhor atender os utentes do serviço de oncologia.

Novo percurso da Transfeira

A estrutura do Hospital S. Sebastião foi reorganizada, segundo a autarquia, para dar uma melhor resposta à pandemia Covid-19. A medida transitória de transferir a área de hospital de dia de oncologia para uma clínica próxima do Hospital, através de um acordo de cedência de instalações, seguiu a premissa da Direção-Geral da Saúde de que “as unidades de saúde onde são prestados cuidados a doentes oncológicos devem ser isoladas daquelas que prestam cuidados assistenciais a doentes não oncológicos, para minimizar o risco de infeção cruzada em ambiente de cuidados de saúde”.

Leave a Reply