Serafim Leite vai a Estrasburgo

22/06/2020

O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite somou mais um reconhecimento e um prémio nacional. Depois da vitória ao nível distrital, no passado dia 4 de junho, quando os alunos Sofia Paiva (11.º B) e Ricardo Mendes (11.º A) haviam apresentado a sua tese relacionada com o tema da atual edição: “Valores Europeus: também são os teus!”, agora alcançaram a segunda posição nacional, numa final onde estavam representados todos os distritos do país e vão a Estrasburgo.

Na passada quarta-feira, dia 17 de junho, o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite obteve a segunda posição na fase nacional do concurso «Euroscola», organizado pelo Parlamento Europeu, IPDJ e Assembleia da República, entre outras entidades, numa final onde participaram todos os distritos de Portugal, incluindo as regiões autónomas, organizado.

Os alunos Sofia Paiva (11.º B) e Ricardo Mendes (11.º A) haviam elaborado, numa primeira fase, a sua tese relacionada com o tema da atual edição: “Valores Europeus: também são os teus!”. Agora, e após a vitória, na fase distrital, no dia 4 de junho, com a apresentação videográfica dessa mesma dissertação (que constituiu a segunda parte de concurso), e sob o escrutínio de um júri nacional e europeu, obtiveram o segundo lugar do pódio a nível nacional.

Sofia Paiva e Ricardo Mendes – 2º lugar nacional no Euroscola
  • 1.º – Castelo Branco – Escola Secundária Campos de Melo, com 53 pontos;
  • 2.º – Aveiro – Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, com 52,9 pontos;
  • 3.º – Santarém – Colégio de São Miguel, com 51,4 pontos.

“Os nossos queridos serafinos, Sofia Paiva e Ricardo Mendes, ganham o «Euroscola» segundo as normas do Parlamento Europeu e da Assembleia da República, e o prémio abrangerá, no máximo, mais vinte e dois alunos e duas professoras: é assim a vitória que nos levará a Estrasburgo, sede oficial do Parlamento Europeu”, refere a direção da escola. Coordenados pelas professoras Dina Sarabando e Cristina Correia, rumam a Estrasburgo, com 22 alunos e 2 professoras, para representar Portugal em conjunto com as outras duas escolas que ocuparam os outros lugares do pódio.

Mais uma vez, mesmo em tempos de maior confinamento, os alunos desta escola somaram mais uma vitória. “Vale a pena trabalhar com determinação e espírito de equipa. É um orgulho ter-vos como alunos, é um orgulho pertencer à Serafim Leite, indubitavelmente. Parabéns”, conclui a direção.

Leave a Reply