Semana Santa na Feira só via digital

25/03/2021

De 27 de março a 4 de abril a Semana Santa, em Santa Maria da Feira, irá ser inteiramente virtual. As celebrações que já eram uma tradição no concelho feirense, com diversas recriações, decorrerão este ano de forma digital, unindo os milhares de crentes à distância. A Via Sacra será também transmitida nas rádios locais.

A Semana Santa, em Santa Maria da Feira será integralmente por via digital. Devido à pandemia da covid-19, as recriações, que arrastavam milhares de visitantes à cidade, estarão disponíveis para visualização na página de Facebook da Semana Santa (www.facebook.com/semanasanta.pt). Aqui poderão ser seguidos os episódios bíblicos “Entrada Triunfal”, “A Última Ceia” e a “Via Sacra” protagonizados pelo Grupo Gólgota ao longo dos anos.

No dia 28 de março, às 15h30, é transmitida a gravação da recriação da “Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém”. O primeiro quadro, “Jesus em Betfagé”, é o início da peregrinação de Jesus, quando os seus discípulos estendem as suas capas e ramos de verdura no jumentinho. O segundo quadro, “Jesus e as crianças de Jerusalém”, recria as palavras de Jesus às crianças de Jerusalém. O terceiro quadro, “Jesus é Filho de Deus!”, representa o encontro de Jesus com Anás e Caifás e vários membros do Sinédrio que, com soldados romanos, tentam impedir as aclamações e ‘vivas’ a Jesus. O quarto quadro, “As lágrimas de Jesus, ao ver Jerusalém”, recria a tristeza de Jesus por perceber que Jerusalém não o aceita. O quinto, e último quadro, “Jesus no templo de Jerusalém”, recria o momento em que Jesus expulsa do Templo os vendilhões e, no meio de ensinamentos, cura alguns doentes.

“Entrada Triunfal” um dos momentos recriados na Semana Santa

A recriação da “Última Ceia, Getsémani e Sinédrio” será também transmitida, em estreia, na página de Facebook da Semana Santa de Santa Maria da Feira no dia 1 de abril, às 21h30. A gravação desta recriação será agora disponibilizada ao público por via digital. Primeiro, a Última Ceia de Jesus com os seus discípulos onde, num ato de humildade como Mestre, lava os pés aos seus discípulos e nos lembra “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Estas foram as palavras, assim foi o ato. A representação do momento em que o pão foi partilhado e o cálice passou pelas mãos de Jesus Cristo até aos doze Apóstolos antecipa o prelúdio da Agonia no Getsémani, Jardim das Oliveiras, até à prisão de Jesus, que compõe o segundo quadro da representação. O terceiro quadro representa Jesus diante do Tribunal Judaico, o Sinédrio, onde é julgado e declarado culpado de blasfémia, abrindo um processo que o conduzirá a Pilatos.

As rádios locais – Rádio Clube da Feira e Sintonia Feirense – transmitirão a gravação da “Via Sacra” no dia 2 de abril, às 15h00. Às 21h30, no Facebook da Semana Santa será apresentada em estreia a gravação desta recriação. Esta caminhada sagrada que Jesus efetuou desde o Pretório de Pilatos até ao Monte Calvário é recriada pelo Grupo Gólgota há já 30 anos. Este é o momento alto das celebrações da Semana Santa. As origens da Via Sacra não são muito claras, já que nove das catorze estações da Via Crucis estão relatadas no Evangelho e outras cinco são oriundas da tradição. O “Julgamento e Condenação de Jesus” pelo poder romano, incitado pelos chefes do povo de Israel, inicia o caminho para o Calvário. Jesus, já cansado pelo peso da cruz, encontra-se com sua Mãe e com Verónica, que lhe enxuga o rosto desfigurado. Segue-se o terceiro quadro, “Julgamento de Jesus na ‘praça pública’” e depois “O Cireneu ajuda Jesus a levar a Cruz”, num caminho onde se integram os dois ladrões que serão crucificados com Jesus. Por fim, é recriada a Crucificação e Morte de Jesus, e a sua consequente Ressurreição.

A par destas recriações, que há já vários anos, dão vida e cor à Semana Santa em Santa Maria da Feira, decorrerão as tradicionais celebrações do Tríduo Pascal na igreja Matriz – Convento dos Lóios – e na igreja dos Passionistas, sendo que as desta igreja também serão transmitidas pelos meios digitais (Facebook Passionistas Portugal e Facebook Semana Santa em Santa Maria da Feira).

O programa da Semana Santa de Santa Maria da Feira de 2021 está disponível na íntegra em semanasanta.pt

Related Posts

Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo
Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Progresso encerra trilogia temática e propõe novos horizontes de futuro

Leave a Reply