Semana da Juventude pretende “desconfinamento suave”

02/09/2020

A Semana da Juventude, em S. João da Madeira, arranca oficialmente dia 11 e termina a 13 de setembro. No entanto, já se vislumbra nas varandas da cidade, através do concurso das “Fachadas Floridas”, uma iniciativa que visa colorir a cidade. Esta segunda-feira, 31 de agosto a Associação de Jovens Ecos Urbanos, principal responsável pela organização, com o apoio da Câmara Municipal, e parceria da Junta de Freguesia, apresentou o evento, que estará focado numa “nova forma de comunicar”, por força da pandemia da Covid-19, e que terá como centro das atividades o Parque do Rio Ul.

A Semana da Juventude, em S. João da Madeira, vai ser uma realidade. Entre os dias 11 e 13 de setembro, este evento que já marca o calendário local dos jovens da cidade volta a realizar-se, apesar de todas as condicionantes a que está obrigado, por força da pandemia da Covid-19. “Este ano tem-nos mostrado novas formas de comunicar e, inesperadamente, tem posto a descoberta a necessidade de uma ligação mais íntima com a natureza e com a nossa própria voz”, referem os organizadores.

Este ano, ao contrário do habitual, as atividades vão concentrarem-se no Parque do Rio Ul. “Optamos por fazer o evento ao ar livre, o que é recomendado neste período da pandemia, e esperamos que o bom tempo seja um parceiro desta organização”, referiu Jorge Sequeira, presidente da Câmara. Outra das novidades é o facto das iniciativas estarem bastante distribuídas pelos três dias do evento, “para dividir os momentos, para que o público também se divida, de forma a que as iniciativas cheguem a muitas pessoas, mas com pequenos públicos”, referiu o autarca, que lembrou ainda que serão seguidas todas as orientações da Direção-Geral da Saúde.

Presidente da Câmara Municipal lembrou que a juventude foi uma das faixas da população mais afetada pela pandemia e por isso a realização deste evento faz todo o sentido

“É importante olhar para a juventude, que em paralelo com os idosos foi uma das faixas da população que mais sofreu com a pandemia, devido a estarem privados da escola. Foram condições muito severas a que estiveram sujeitos. E, mais do que nunca, faz hoje sentido ter um momento especialmente destinado a si, pois precisam de resgatar a possibilidade de convívio e de encontro”, que no fundo é o que a Semana da Juventude irá proporcionar, referiu o edil sanjoaenense.

“Fachadas Floridas” quer dar cor e vida à cidade

Já a decorrer encontra-se o concurso “Fachadas Floridas, que conta com a parceria da Junta de Freguesia e da Associação Comercial. Esta iniciativa, que arrancou a 12 de agosto, Dia da Juventude, tem como objetivo “trazer cor e vida à nossa cidade”, uma atividade que Jorge Sequeira aproveitou par lançar o repto à população para aderir. Neste momento já 10 estabelecimentos comerciais e oito moradias aderiram, mas as inscrições ainda estão abertas até 4 de setembro. Nesta 3ª edição, o concurso está virado para a juventude, para o comércio local e o maior prémio é para os condomínios que se inscreverem, pois “queremos reforçar o diálogo entre vizinhos e colorir as varandas da cidade e tornar S. João da Madeira numa cidade jardim”, refere Rita Pereira, presidente da Associação de Jovens Ecos Urbanos.

Fachada de um dos estabelecimentos comerciais participante

Jorge Sequeira elogiou a organização do evento, que diz fazer “com muita qualidade e imaginação, numa programação de excelência”, e espera que esta semana seja “um momento de recuperação, de esperança e de reencontro dos jovens de S. João da Madeira”, concluiu.

“Esta Semana da Juventude tem um programa que pretende fazer um desconfinamento suave”, com o objetivo de que as pessoas saiam de casa, “e venham até ao parque, até ao espaço verde, sobretudo depois de termos passado tanto tempo fechados entre quatro paredes”, refere a presidente dos Ecos Urbanos. No entanto, os interessados em participar nas diferentes atividades terão de fazer uma inscrição prévia através do mail semanadajuventude@ecosurbanos.pt, que podem ser feitas entre os dias 2 e 10 de setembro. Após esta data a inscrição pode ser feita, mas limitada à lotação limitada pela Proteção Civil local.

Programação diversificada ao longo de três dias

Uma das novidades do evento deste ano é a iniciativa “Os Desafios do Associativismo Jovem”, uma conversa que acontecerá nos Paços da Cultura, a 10 de setembro, pelas 21h00, com a participação da Federação Nacional de Associações Juvenis, da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Aveiro, dos Ecos Urbanos, Associação Cultural Luís Lima e APROJ. Este momento acontece no âmbito de um repto lançado pela autarquia, e que permitirá uma discussão alargada sobre os desafios do associativismo jovem, englobando todos os desafios que estão para trás, bem como os criados por esta situação atípica. “O associativismo juvenil passou as «passas do Algarve»”, lembrou Rita Pereira, que diz ser aqui a oportunidade para uma troca de experiências e “beber um pouco da prática em outros locais”. O evento será limitado a 92 participantes.

Semana da Juventude vai apostar muito na “prata da casa”

Da programação do evento, o destaque do primeiro dia vai para uma atuação de músicos de rua, que vão estar em vários locais do parque. Patrícia Pereira na concertina, João Cardoso na guitarra, Cláudia Rodet no contrabaixo, Luís Sá no bandolim, Paulo Kanuko na guitarra e Rosália Passinhas na dança. Estes momentos irão acontecer entre as 18h00 e as 20h00. No entanto, estes artistas irão passar nos outros dias do evento em horários diversos. Outro dos destaques da sexta-feira é o concerto “Fantasia”, de Sandro Rodrigues, “um jovem sanjoanense que passou pelos Ecos Urbanos há 10 anos atrás num dos jantares de solidariedade. Trata-se de um guitarrista que toca além fronteiras e que lançou recentemente um cd”, referiu a presidente dos Ecos Urbanos.

Patrícia Pereira é uma das artistas convidadas da Semana da Juventude

Apesar de trazer muita gente de fora, “a Semana da Juventude aposta muito na prata da casa e exemplo disso é o projeto «Oásis» da Vanessa Fernandes e Ivo Reis, tratando-se de uma estreia”. O objetivo passa pela exibição de cinema de autor, num suporte não convencional de apresentação. Trata-se de uma seleção criteriosa de géneros de filmes, de animação, ficção, documental e curtas para as duas noites da Semana da Juventude.

Parque do Rio Ul será palco da programação

Para sábado, 12 de setembro o destaque vai para “Pequeno Grande Céu – Teatro Lambe Lambe”, pela Companhia Ventoinha – Teatro, Bonecos e Objetos. Tratam-se de espetáculos de teatro de formas animadas de pequenas dimensões e curta duração, que acontecem dentro de uma caixa totalmente equipada com palco, cenários, iluminação e sistema de som, e que é apresentado uma pessoa de cada vez, sentando-se num banco e espreitando para dentro de uma estrutura. “A ideia é que venham mais do que uma vez, pois ouvirão mais do que uma história”, assegura. Neste sábado referência ainda para a oficina ambulante de serigrafia artesanal, “Bicicleta Manifesta”, pelo Atelier Ser. À noite todas as atenções vão para “Código de Barras”, um espetáculo performativo de teatro, dança e poesia, criado especificamente para a Semana da Juventude, e que assenta a sua criação na abordagem satírica de temas que, apesar de serem comuns a muitos e sensíveis a (quase) todos, ainda se veem silenciados pelos estigmas de uma sociedade modernamente antiquada. Para ver a partir das 21h00.

Para domingo, 13 de setembro, o destaque passa pelo Piquenique com concerto de Luiz Gabriel Lopes, a partir das 13h00. Trata-se de um músico brasileiro com influências musicais no Folk, nas muitas linhagens da MPB e da World Music. “Tragam a vossa manta, a vossa marmita e desfrutem deste parque verde com a família, que nos garantiremos a boa música”, desafiou Rita Pereira. Na parte da tarde a hora é para ouvir “Contos da Nossa Tradição”, com António Fontinha, um contador de histórias a que Paulo Condessa intitulou de “o mais purista dos contadores, parecendo vir de outra época”, referiu.

“Esta Semana da Juventude tem um programa que pretende fazer um desconfinamento suave” – Rita Pereira – Presidente dos Ecos Urbanos

A questão da sustentabilidade e do ambiente não foram esquecidas nesta edição da Semana da Juventude, que culminara com um debate “Projetos Maduros Para Um Futuro Verde”, que contará com Ricardo Ramos, mais conhecido como Xico Gaivota, “o homem que apanha lixo das praias e cria obras de arte”. Participarão ainda com o Joca do Não Lixes, Inês Alexandra, Lee Guimarães do Movimento Transformer, com a Sara Rocha do Actuar . Sistemas Alimentares Sustentáveis e com a Verónica Belchior da Sustain Azores e dos “Os Fora da Casca”. Este momento marcará o encerramento da programação da Semana da Juventude, e permitirá falar e mostrar ao público presente, em particular aos jovens, “as belíssimas ideias e projetos que conhecemos e que poderão ganhar amplitude ao serem, desta forma, partilhados”. Neste momento também se ficará a saber quem serão os vencedores do concurso “Fachadas Floridas”.

Associado a esta programação estão também diversas atividades desportivas, mas toda a programação pode ser consultada em www.ecosurbanos.pt ou www.cm-sjm.pt.

Leave a Reply