19/01/2025
É já amanhã, dia 20 de janeiro, que Santa Maria da Feira celebra a Festa das Fogaceiras, renovando o voto ao mártir S. Sebastião em troca de proteção contra a peste. A edição deste ano contará com uma homenagem às Fogaceiras no Mundo, e serão mais de 250 meninas, vestidas e calçadas de branco, que voltam a desfilar com a Fogaça à cabeça no Cortejo Cívico e na Procissão, cumprindo uma tradição com 520 anos.
Apesar do tempo prever chuva para esta segunda-feira, a tradição será para se cumprir. E, pela primeira vez na história desta festividade, meninas dos três países que recriam a Festa das Fogaceiras além-fronteiras – Brasil, África do Sul e Venezuela – viajaram propositadamente até Santa Maria da Feira para participar em todos os momentos solenes do programa, recriando ao vivo o cartaz promocional desta edição na abertura do Cortejo Cívico e da Procissão. Também as delegações destes três países vão integrar a Procissão com cerca de 60 representantes oriundos da Casa da Vila da Feira e Terras de Santa Maria no Rio de Janeiro, Brasil; Associação da Comunidade Portuguesa de Pretória, África do Sul; e Associação Civil Amigos de Terras de Santa Maria da Feira em Caracas, Venezuela.

Outra das novidades que a organização tem prevista é a participação da Charanga a Cavalo da Guarda Nacional Republicana na Procissão, seguindo-se uma atuação na zona do Rossio. A Charanga é constituída por um conjunto de militares da GNR que utilizam instrumentos de sopro e de percussão e, montados a cavalo, executam, a passo, a trote e a galope, marchas militares e trechos de música ligeira.
Este ano, a Procissão das Fogaceiras será também diferente, com um percurso mais alargado para evitar o cruzamento das várias centenas de participantes. Pela primeira vez, agentes da PSP vão fazer a guarda de honra ao andor do mártir S. Sebastião ao longo de todo o percurso.
A Festa das Fogaceiras é a mais antiga e emblemática festividade de Santa Maria da Feira, que se realiza em Santa Maria da Feira desde 1505, e é também celebrada além-fronteiras pelas comunidades portuguesas do Rio de Janeiro, Brasil [desde 1954], Pretória, África do Sul [desde 1986] e Caracas, Venezuela [desde 2000].
O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, marcará presença na Festa das Fogaceiras, considerando o simbolismo desta edição, que homenageia o trabalho das associações portuguesas que, além-fronteiras, preservam com brio e dedicação as tradições feirenses.
Programa oficial da Festa das Fogaceiras – 20 de janeiro
» 10h30 | Cortejo Cívico (Câmara Municipal – Igreja Matriz).
» 11h00 | Missa Solene com Bênção das Fogaças (Igreja Matriz), pelo Bispo Auxiliar do Porto, D. Roberto Rosmaninho.
» 15h30 | Procissão das Fogaceiras (principais ruas do centro histórico).
Esta é uma festa que se faz com o envolvimento da comunidade, em particular com a participação de mais de 250 meninas fogaceiras de todo o concelho, mas também com voluntários do Ateliê Fogaceiras, onde se produziram de forma artesanal centenas de bandeiras de papel de prata e se decoraram os tabuleiros que transportam as fogaças, e as voluntárias do projeto Ponto Fogaça, que já tricotaram à mão mais de duas centenas de casacos de lã para aconchegar as meninas fogaceiras.
Para que as crianças apreciem desde tenra idade o sabor, a textura e o formato únicos da genuína Fogaça da Feira, a Câmara Municipal voltou a oferecer cerca de 10 mil fogacinhas às crianças do pré-escolar e 1ºciclo do concelho (rede pública e privada) como forma de sensibilização para a importância de preservar o verdadeiro pão doce de Santa Maria da Feira.