
App SandSpace reconhecida internacionalmente
17/06/2020
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira, está a ter um ano surpreendente, apesar do confinamento a que a comunidade escolar foi obrigada, na sequência da pandemia do novo coronavírus. Depois dos diversos prémios arrecadados por alunos do agrupamento, é agora a vez do reconhecimento internacional, e a inclusão da App SandSpace no lote de finalistas do Apps for Good UK. A votação online já arrancou e os resultados serão conhecidos dia 26 de junho.
Está a ser um ano surpreendente para o Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, em S. João da Madeira. Os prémios sucedem-se e agora o reconhecimento internacional. A App SandSpace foi incluido no lote de finalistas do Apps for Good UK. Mas, afinal o que é o Apps for Good? Visa promover a aproximação de alunos e professores às novas tecnologias através do apoio à transformação das ideias dos jovens em produtos tecnológicos reais (apps) que tenham benefícios diretos para a comunidade (for good). Com esta iniciativa, procura «alterar o paradigma pedagógico instalado, contribuir para a consciência cívica, a inclusão social e a empregabilidade futura, melhorar os índices de abandono e desmotivação escolar e tornar a sociedade mais ativa, participativa e inclusiva. O projeto é implementado nas escolas utilizando uma plataforma digital onde se encontram todos os conteúdos necessários ao desenvolvimento das ideias, e utilizando ainda o apoio de voluntários especialistas que representam a ligação à economia real».
O Apps for Good é um programa internacional sediado em Londres desde 2010 e fundado por Iris Lapinski. A convite da Direção-Geral da Educação, o CDI Portugal e o Apps for Good juntaram-se e lançaram o piloto em Portugal em Janeiro de 2015.

Neste contexto, o SandSpace, criado pelos alunos Bruno Dylan, Diogo Resende, Jorge Correia e Nuno Castro com idades entre 17 e 18 anos, do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite, foi incluído no lote de finalistas deste ano, sendo a única equipa portuguesa entre os finalistas. Agora, que aqui chegaram, os alunos deixam o apelo para votarem no seu projeto, justificando que “acreditamos que os benefícios proporcionados pelo uso deste aplicativo serão de longo prazo, pois permitem que as pessoas vão à praia de maneira segura”, referem.
O Agrupamento de Escola Dr. Serafim Leite apela também a toda a comunidade para que participe na votação, que arrancou esta terça-feira, 16 de junho. “Se votarem na app SandSpace poderemos fazer com que seja vencedora do Prémio internacional «People’s Choice Award»”. Os resultados serão conhecidos no dia 26 de junho.