
S. João da Madeira: Refeitório social vai reabrir e precisa de voluntários
28/10/2021
Vai reabrir o “Refeitório Social” do projeto “senta.com” da Santa Casa da Misericórdia, que foi vencedor do Orçamento Participativo Municipal de 2019. Recorde-se que havia sido inaugurado a 3 de março de 2020, mas foi precisamente quando tudo fechou portas por força da pandemia da covid-19. Agora, que estão reunidas as condições para a sua reabertura, os responsáveis da instituição estão a pedir voluntários.
O “Refeitório Social” do projeto “senta.com” da Santa Casa da Misericórdiade S. João da Madeira vai reabrir, depois de não ter chegado a funcionar após a sua inauguração a 3 de março de 2020, por força da pandemia da covid-19. Este espaço visa apoiar pessoas sem-abrigo ou em situação habitacional precária, e será destinado à “toma de refeições por cidadãos em situação de especial vulnerabilidade”.
A concretização deste projeto vem agora reforçar as condições de conforto de quem não tem habitação e recorre a refeições gratuitas fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira, um serviço de cantina social que vem sendo prestado por via de um acordo de cooperação com a Segurança Social, com o apoio da Câmara Municipal nas refeições extra acordo, e que cobrem todas as situações de necessidade identificadas no concelho, não existindo lista de espera.

O “senta.com” está localizado na Rua Oliveira Júnior, em frente ao Museu da Chapelaria, numas instalações que fazem parte do edifício do “Trilho”, uma das valências da Santa Casa da Misericórdia de S. João da Madeira. Nesta fase, para que o seu funcionamento decorra com normalidade, os responsáveis da instituição estão a pedir voluntários. “Queremos reabrir este espaço que se dirige a cidadãos em situação de especial vulnerabilidade social, como é o caso das pessoas em situação de sem-abrigo e/ou a residir em quarto de pensão que não possuem local apropriado para fazerem as suas refeições, e que é também um espaço de partilha, onde pode doar o seu tempo”, referem. Nesse sentido apelam a todos os que sintam esta causa, possam servir quem mais precisa, tornando-se voluntário. Os interessados podem fazer a sua inscrição em: