31/01/2021
O projeto do Turismo Industrial de S. João da Madeira celebrou no passado dia 23 de janeiro o seu 9º aniversário. Foi precisamente em 2012 que este projeto arrancou e até agora já captou cerca de 183 mil visitantes.
O Turismo Industrial de S. João da Madeira (TISJM) celebrou, no passado dia 23 de janeiro, 9 anos de existência. Para assinalar a data, foi organizado esta sexta-feira, 29 de janeiro, uma webinar de âmbito nacional “Turismo Industrial: Partilha de Boas Práticas – Desafios e Oportunidades”, cuja abertura e moderação decorreram a partir da empresa sanjoanense FEPSA.
S. João da Madeira foi o município escolhido para anfitrião desta sessão pela razão do aniversário do seu projeto de turismo industrial. Na sessão de abertura, o presidente da Câmara Municipal, Jorge Sequeira, referiu que “o Turismo Industrial é um segmento no qual se deve apostar”, numa sessão que reuniu cerca de 570 participantes, de diferentes regiões de Portugal, mas também de outros países, como Espanha, Brasil e Canadá.

Desde o seu início, em 2012, o projeto do TISJM já captou cerca de 183 mil visitantes, contando com uma forte adesão do público escolar, que corresponde a 75% do total de visitantes e atribui ao Turismo Industrial um importante papel na aproximação dos jovens à indústria. Os restantes 25% registados correspondem a visitas de lazer de turistas nacionais e estrangeiros (17%) e a visitas institucionais (8%).
A sessão de encerramento esteve a cargo da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, que manifestou a sua confiança de que “o turismo industrial pode contribuir para uma maior dispersão do turismo por todo o território” e “para o combate à sazonalidade”, além de constituir uma forma de “reconhecer e agradecer” o esforço dos profissionais ligados à indústria.