Oposição pede rotunda para substituir túnel dos Passionistas

27/05/2020

O trânsito automóvel foi cortado no túnel dos Passionistas em Santa Maria da Feira. Esta foi uma decisão da Câmara Municipal, que passou a permitir apenas a passagem a peões. Apesar da população há já muito tempo exigir uma ligação nesta zona, essa demora a acontecer, apesar da insistência de moradores e comerciantes. Entretanto, Bloco de Esquerda e Partido Socialista já vieram a público exigir a construção de uma rotunda que possa substituir o túnel. Esta solução não foi tida em consideração pela edilidade, que ponderou apenas a construção de um novo túnel.

Na passada semana o trânsito foi cortado no túnel dos Passionistas, em Santa Maria da Feira, apanhando de surpresa moradores e comerciantes da zona. Recorde-se que esta é a única ligação existente no local, que é atravessada pela EN 223, mas que tem vindo a servir, apesar de ser de forma condicionada, quem circula nesta zona da cidade. Devido à pouca segurança que oferece em termos de mobilidade, a autarquia considera que esta solução de corte do trânsito automóvel é uma solução mais vantajosa para os peões e a sua segurança.

No entanto, este é um velho problema da cidade, que já foi tema de discussão em reunião de Câmara, tendo na altura Emídio Sousa mostrado disponibilidade da autarquia para assumir a realização do projeto de construção de um novo túnel, mas ficando a obra ao encargo do Governo. Só que, a pandemia do novo coronavírus terá atrasado a negociação com o Governo, ficando tudo no mesmo impasse.

Entretanto, com a decisão do encerramento ao trânsito automóvel, a questão voltou ao centro das atenções, com o Bloco de Esquerda e o Partido Socialista a exigirem a construção de uma nova rotunda para substituir o túnel.

Em nota enviada às redações, o Bloco de Esquerda, lembra que já a 2 de dezembro de 2019 o partido, em reunião da Assembleia Municipal, lançou uma proposta para que a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira intercede-se junto Ministério das Infraestruturas e da Habitação, de forma a que “fossem construídas duas rotundas na EN 223, nomeadamente na saída de Picalhos e no nó da Cruz, substituindo o propósito dos túneis existentes nessas zonas”.

Túnel dos Passionistas

Nesse mesmo comunicado o BE lembra que a proposta foi “chumbada pelo PSD e PS” e acusa mesmo que alguns elementos “vão para as assembleias completamente despreparados e alheados da realidade das populações”. Nas suas acusações, sugerem ainda que o presidente da Câmara deveria abandonar “as estratégias de marketing e se preocupasse com as populações e com a gestão do território. A feira das vaidades acaba sempre por penalizar as populações, como se verifica neste caso. Ter túneis medievais em pleno século XXI para a circulação de automóveis e pessoas, é vergonhoso e revelador da falta de competência de quem se afirma como autarca exemplar”, criticam. Para o BE, “é indispensável que a Câmara exija do Governo e das Infraestruturas de Portugal medidas urgentes para sanar este grave problema que afeta milhares de cidadãos”, concluem.

Na mesma linha de raciocínio segue o comunicado do Partido Socialista, que afirma que também foram responsáveis pela apresentação, no final do ano passado, “uma proposta da construção da rotunda, tendo sido rejeitada com os votos contra do PSD”. E, nesse sentido, apelam ao município para que assuma a construção de uma rotunda na EN 223, “próxima do Hotel Nova Cruz”, pondo fim a um velho problema. “A construção do túnel continua a ser a melhor opção, apesar de não ser a ideal”, concluem os socialistas

Enquanto a questão não se resolve, o túnel dos Passionistas permanece encerrado ao trânsito automóvel, sendo apenas permitida a passagem a peões.

Leave a Reply