“Restauro ao vivo” no Museu de Lamas

27/07/2020

O Museu de Lamas promove, pelo segundo ano consecutivo, o programa “Restauro ao Vivo”, que permite uma maior interação entre o público e a realidade museológica. Em agosto e setembro, de quarta-feira a domingo, no horário de funcionamento do Museu, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. É necessário marcação prévia para visitas orientadas, para um limite máximo de 12 participantes.

O Museu de Lamas volta a promover o programa “Restauro ao Vivo”, nos meses de agosto e setembro. De modo a enriquecer as suas visitas, o Museu procura diversificar a programação que coloca ao seu dispor com conteúdos apelativos e, sempre que possível diferenciadores, especialmente nas férias de Verão. Com a dinâmica devidamente adaptada à “nova realidade”, as propostas lúdicas e culturais do Museu de Lamas visam propiciar novas experiências, conteúdos e oportunidades de aprendizagem únicas.

A ideia do restauro “ao vivo” advém da vontade latente de criar uma maior interação entre o público e a realidade museológica. Permitindo ao primeiro, no próprio contexto da sua visita – hoje com a distância regulada pela contingência que vivemos – a observação de diferentes intervenções em curso. Para além disso, visa sensibilizar o visitante para a necessidade de preservação e manutenção técnica específica, mostrando a realidade por detrás da obra do artista. A realização pública de ações de conservação e restauro dentro do espaço museológico constitui, desta forma, uma importante vertente pedagógica. Passível de elucidar e consciencializar o público através do confronto direto com os problemas do espólio em intervenção.

O programa “Restauro ao vivo” decorrerá entre agosto e setembro, de quarta-feira a domingo, no horário de funcionamento do Museu, das 9h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h30h. Para participar é necessária marcação prévia para visitas orientadas, através do telefone 22 744 74 68 ou para geral@museudelamas.pt. Limite máximo de 12 participantes. Ingressos – adulto: 3 €; Seniores, estudantes, crianças e portadores de cartão-jovem: 2 €.

Leave a Reply