
Região vai ter 14 praias com Bandeira Azul
27/04/2023
Os concelhos de Espinho, Murtosa, Ovar e Santa Maria da Feira contam este ano com 14 praias com Bandeira Azul. Apenas uma é fluvial, a da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, que renova o galardão, apesar da tendência para a diminuição de praias fluvias, por força da seca e dos incêndios.
Este ano Portugal vai contar com 432 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul Portugal, sendo que o norte do país foi onde se verificou maior crescimento de praias galardoadas (87, mais cinco do que o ano passado). No geral será mais uma do que em 2022, apesar de se ter verificado uma diminuição de praias fluviais motivada pela seca e pelos incêndios, anunciou esta quinta-feira a Associação Bandeira Azul Europa. José Archer, presidente da Associação Bandeira Azul da Europa, adiantou que na próxima época balnear vão hastear a Bandeira Azul 394 praias, distribuídas por 103 municípios, entre os quais Espinho, Ovar e Santa Maria da Feira.
Das 14 praias galardoadas nos concelhos da região norte do distrito de Aveiro, apenas uma é fluvial, a da Mâmoa, em Milheirós de Poiares, concelho de Santa Maria da Feira, que mantém assim o galardão. As restantes são Espinho-Baía, Espinho Rua 37, Fonte Azul, Paramos, Seca e Silvalde, em Espinho, Bico, Monte Branco e Torreira, na Murtosa, Cortegaça, Esmoriz, Furadouro e S. Pedro de Maceda, em Ovar. “Portugal, no que toca a praias do interior, é o segundo país do mundo com maior número de praias galardoadas. Estamos logo a seguir a França, que tem outra realidade e dimensão, e muito acima de Espanha”, disse José Archer, referindo que Portugal teve 47 praias fluviais distinguidas, menos três do que no ano passado. Mesmo assim, este ano houve menos praias do interior galardoadas tendo em conta a seca e os incêndios ocorridos em 2022.
Entretanto está já também anunciada a data da cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira, que vai decorrer na praia do Mar, nas Caldas da Rainha, a 1 de junho, enquanto o primeiro hastear de Bandeira Azul em praia fluvial vai realizar-se em Reconquinho, Penacova, a 15 de junho. Já no que diz respeito às marinas, a bandeira será hasteada na de Troia, no concelho de Grândola, a 5 de junho.
Refira-se que o Programa Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa, secção portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental, que assegura que há vantagens em se frequentar uma praia distinguida. Para José Archer, uma praia distinguida permite a quem queira dela usufruir que o possa fazer onde a qualidade da água e espaço (ordenamento) segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental), sejam prioritários.