(Re)descobrir o Arouca Geopark através dos sentidos

26/08/2020

o Arouca Geopark lança o mote para que possa (re)descobrir esta região, através dos sentidos. «Trilhos de saberes e sabores da terra» é o mote dos itinerários Geofood, que permitirão que possa (re)descobrir este território diferenciador, a partir da sua identidade local. A partir do próximo mês de setembro, os produtores do Arouca Agrícola abrirão as portas das suas quintas e darão a conhecer os saberes e sabores das suas terras, através de percursos interpretados.

Venha (re)descobrir o Arouca Geopark. Os «Trilhos de saberes e sabores da terra» são o mote dos itinerários Geofood, que permitirão (re)descobrir um território diferenciador, a partir da sua identidade local. É já a partir do próximo mês de setembro, que os produtores do Arouca Agrícola abrirão as portas das suas quintas e darão a conhecer os saberes e sabores das suas terras, através de percursos interpretados, dinamizados pela AGA – Associação Geoparque Arouca, no âmbito do projeto Arouca Agrícola, em parceria com a ADRIMAG/ AroucaInclui e a Câmara Municipal de Arouca.

“Os itinerários Geofood configuram-se como um novo produto do Arouca Geopark, que pretendem aproximar o público dos produtores, dos produtos, do cultivo, das tradições e da ruralidade, interligando todas as componentes naturais e culturais, sem esquecer o maior ativo deste território – as suas gentes”, refere Margarida Belém, presidente da Câmara Municipal de Arouca e presidente da Direção da AGA.

Para assinalar o lançamento deste produto, serão dinamizados quatro itinerários distintos, durante os meses de setembro e outubro, cofinanciados pelo PO ISE, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Social Europeu. A participação nestes itinerários é gratuita, mas carece de inscrição.

Cartaz dos itinerários Geofood

A primeira ação acontece no sábado, 5 de setembro, intitulada «Abóboras & Resiliência», sendo que o ponto de encontro será no Arouca Agrícola – Mercado Local, pelas 8h30. O percurso, que terá a duração prevista de 4h30, ligará Lourosa de Matos a Souto Redondo (Urrô). Para poder participar terá de se inscrever até 31 de agosto em https://forms.gle/chh83iUbbDS6yDLcA

A segunda ação acontece no sábado seguinte, a 12 de setembro, e denominada «Diversidade & Refúgio». O ponto de encontro está marcado para o Arouca Agrícola – Mercado Municipal, pelas 14h00, e o percurso de 5h30 será a Fonte Tinta, em Alvarenga. Para participar terá de fazer a sua inscrição até 5 de setembro em https://forms.gle/kwM2taFDEpUFv1Vz6

No último fim-de-semana de setembro, domingo, dia 27, acontece a ação «Sabores da vida da aldeia», com ponto de encontro marcado para a Praceta da Farrapa, Chave, pelas 11h00. O local deste percurso, com a duração de 6h30, será Casal, Chave, e as inscrições podem ser feitas até 20 de setembro em https://forms.gle/dTHYqyZCpv5URaQJ9

A última iniciativa do «Trilhos de saberes e sabores da terra» está prevista para o dia 3 de outubro, e intitula-se de «Frutas em Bustelo». O ponto de encontro está marcado para o Arouca Agrícola – Mercado Local, pelas 8h30, e o percurso, com a duração de 4h30, é a Ermida da Sra. do Monte – Bustelo (Alvarenga). Para participar pode inscrever-se até 27 de setembro em https://forms.gle/odB29nryMVjvKrvP7.

A organização lembra que todas estas ações respeitam as normas de higiene e segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde, no âmbito da pandemia provocada pela Covid-19 e, por isso, têm limite de participantes.

Já em relação a futuras iniciativas dos Itinerários Geofood, haverá um programa anual de visitas, no qual os itinerários terão um custo que varia entre os 7,00€ e os 15,00€.

Os interessados em participar ou obter mais informações sobre estas e outras iniciativas, podem-no fazer através de geofood@aroucageopark.pt e/ ou 961401506.

Leave a Reply