Quinta da Murtosa em Mosteiró – Feira reconhecido como Monumento de Interesse Público

19/04/2020

No dia em que se assinalou o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, 18 de abril, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa, regozijou-se com a proposta da Direção-Geral de Cultura para a classificação da Quinta da Murtosa, na União de Freguesias de São Miguel de Souto e Mosteiró, como Monumento de Interesse Público: “Ao fim de quase duas décadas, é finalmente reconhecido o imenso valor histórico e patrimonial deste imóvel”.

Este sábado, 18 de abril, celebrou-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Santa Maria da Feira é um dos concelhos rico em monumentos, e acabou de ver mais um a ser reconhecido como Monumento de Interesse Público. A Quinta da Murtosa, situado na freguesia de Mosteiró, “ao fim de quase duas décadas, viu finalmente ser reconhecido o imenso valor histórico e patrimonial deste imóvel”, frisou o presidente da Câmara de Santa Maria da Feira, Emídio Sousa.

Construído em 1780 e, apesar de se desconhecer quem especificamente terá mando edificar o imóvel, exibe no portal da capela da sua residência principal um brasão da família Correia. De acordo com a tradição local, a Quinta da Murtosa, retratada numa das obras literárias de Eça de Queiroz – “A Ilustre Casa de Ramirez” –, terá sido visitada pelo que é considerado um dos mais importantes escritores portugueses da história, Eça de Queiroz, em 1900.

“(…) Todo esse Verão, como o Barrolo decidira fazer obras consideráveis no velho palacete do Largo de El-Rei, o passaram na Quinta da Murtosa, que ela escolhera por causa da linda mata, dos altos muros do convento. (…).” É esta Quinta da Murtosa, retratada na obra de Eça de Queiroz, “A Ilustre Casa de Ramires”, que poderá vir a ser classificada como Monumento de Interesse Público.

Com um significativo conjunto de árvores e arbustos notáveis, por detrás dos seus altos muros de pedra, a Quinta da Murtosa integrou também a “Rota das Árvores Senhoriais de Santa Maria da Feira”, uma iniciativa da Câmara Municipal, no âmbito do FUTURO – Projeto das 100 000 árvores na Área Metropolitana do Porto. Plátanos, árvores-do-incenso, carvalhos, tuias, ulmeiros e eucaliptos de grande porte embelezam os caminhos que, desde o portão de entrada, conduzem à casa senhorial. É na envolvente à casa senhorial que se encontram monumentais sequóias, magnólias-de-flores grandes, murtas e um singular tulipeiro-da-Virgínia classificado e, possivelmente, com mais de 150 anos de idade.

Leave a Reply