14/12/2021
Esta segunda-feira, 13 de dezembro, a Vila de Cucujães celebrou o dia de Santa Luzia. Depois de no ano passado a missa em honra da santa padroeira da vila ter sido rezada sem a presença dos romeiros, por força da pandemia da covid-19, este ano, apesar de algumas restrições a tradição cumpriu-se presencialmente.
Esta segunda-feira, 13 de dezembro, a Vila de Cucujães, concelho de Oliveira de Azeméis, voltou a receber os romeiros com promessas a Santa Luzia, um ano depois das restrições da pandemia da covid-19 ter impedido que a missa pudesse ser assistida de forma presencial. Este ano já houve um pouco daquilo que é a tradição desta festa, com a procissão e a feira tradicional, onde não faltaram a regueifa e jeropiga, a fazer lembrar velhos tempos.
As comemorações em honra de Santa Luzia são muito populares e apreciadas não só pelas gentes da terra como por habitantes das localidades vizinhas, que se deslocam até Cucujães para fazerem as suas promessas, à santa conhecida entre os católicos por ser padroeira dos olhos ou “Santa portadora da luz”.

Segundo também reza a tradição, quando faz sol na Santa Luzia, que foi o caso de hoje, chove no Santo Estevão, que se irá celebrar a 26 de dezembro, na Vila de Arrifana, Santa Maria da Feira. Então, se a tradição voltar a cumprir-se, no dia seguinte ao Natal será dia chuva.