Presidente da Câmara de Ovar adianta que cerca sanitária vai ser levantada a 17 de abril

16/04/2020

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, adiantou esta quarta-feira, que a cerca sanitária do concelho vai ser levantada a partir de 17 de abril. Após ter participado numa reunião, no INFARMED, em Lisboa, com cientistas e peritos Covid-19 e os principais governantes do país, garante não ter ficado com muitas dúvidas, que o estado de Calamidade em Ovar, será levantado, passando ao Estado de Emergência Nacional que vigora e vigorará, no resto do País, retirando-se por consequência a cerca sanitária a partir do dia 17 de Abril.
“Será bom, para a nossa economia local, e sobretudo para a saúde mental, de todos os nossos munícipes”, referiu Salvador Malheiro.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro está convicto de que o estado de Calamidade decretado no concelho vai chegar ao fim esta sexta-feira, 17 de abril, passando a ficar sobre as regras do Estado de Emergência Nacional, que seguramente será prolongado até à meia-noite de 1 de maio. Desta forma, a cerca sanitária a que o concelho tem estado sujeito, há cerca de um mês, deixará de vigorar, e “será bom para a nossa economia local, e sobretudo para a saúde mental dos munícipes”, referiu o autarca.

As certezas de Salvador Malheiro assentam no “optimismo prudente”, que diz ter verificado junto dos membros do Governo, e na classe científica relativamente ao panorama nacional. Mas, e sobretudo, porque o estado de Calamidade em Ovar deu bons resultados, em matéria de saúde pública no concelho, nas últimas semanas, e demonstrou “uma enorme capacidade de operacionalização e concretização”, assegura. Segundo o edil vareiro, esta medida será também um sinal que se pretende dar à economia. Outro dos fatores preponderantes prende-se com o facto de existir um trabalho municipal ao nível da saúde, “capaz de fazer face a eventuais percalços”, reforçado com a opinião do autarca.

Salvador Malheiro – Presidente da Câmara Municipal de Ovar

Salvador Malheiro considera que “temos de continuar a ser eficazes a salvar vidas e eficientes no relançamento da economia”, sem facilitar, evitando possíveis “reacendimentos”, refere. Mas, é também favorável ao reconhecimento dos esforço dos ovarenses e dos seus empresários, que não deve ir “por água abaixo”, sendo que considera muito importante que “o comportamento no futuro, como infectados ou potenciais infectados”, deve ser cumprido escrupulosamente as regras e promovendo o isolamento social. O presidente da Câmara de Ovar afirma que “temos sido um exemplo para o país, e queremos continuar a ser”, apelando à consciência de cada um, para lembrar que “o nosso sucesso depende do comportamento, de cada um de nós”.

O autarca vareiro assume que vai continuar focado nesta “batalha”, que diz ser “o grande desafio da minha vida”, mas está confiante quanto ao futuro, assegurando que “cada vez mais tenho a certeza que vamos vencer e que vai ficar tudo bem”.

Leave a Reply