11/4 – Portugal regista o crescimento mais baixo desde o início do surto

11/04/2020

Depois de o ministério da Saúde, liderado por Marta Temido, ter anunciado ontem que a partir de agora está vedada a disponibilização de informação diária dos delegados de Saúde sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em cada um dos concelhos aos respetivos autarcas, o Terras Santa Maria passou a fazer o boletim diário, mas com informações baseadas no que a DGS divulga e publica, sabendo-se que só divulga 78% dos dados por concelho. No entanto, Ovar forneceu dados atualizados localmente, registando 548 casos confirmados, 19 mortos e 21 recuperados.

Depois do anuncio do ministério da Saúde para não ser disponibilizada a informação diária dos delegados de Saúde sobre a evolução epidemiológica da Covid-19 em cada um dos concelhos aos respetivos autarcas, o Terras Santa Maria vai passar a fazer um balanço diário ligeiramente diferente e menos completo, porque os dados da região estão desfasados dos dados reais, como já demonstramos. No entanto, iremos dar continuidade ao nosso trabalho com os dados que nos forem disponibilizados.

A nível nacional, o número de pessoas com Covid-19 apresentou hoje o terceiro valor mais baixo desde 24 de março. Foram registados 515 novos casos, uma subida de apenas 3,3% de acordo com a DGS, o que representa a variação percentual mais baixa desde o início do surto em Portugal. Curiosamente, este valor acontece depois de na sexta-feira se ter verificado uma subida acentuada. Há agora 15987 casos de Covid-19 identificados. 

Em termos de óbitos, os números de hoje seguem a tendência dos últimos dias. Houve 35 novas mortes, o que corresponde a uma subida de 8% elevando para 470 o número total de mortos. Esta percentagem compara com variações entre 5% e 11% registadas nos últimos dias.  Perante estes valores a taxa de letalidade (número de mortos no total de casos identificados) situa-se quase nos 3%, sendo muito superior entre os idosos. Em particular, no segmento etário acima dos 80 anos, a taxa de letalidade já chega aos 13%. 

Dos dados apresentados hoje há ainda a destacar o facto de haver mais 33 pessoas recuperados, num total de 266 pessoas.Quanto a internados, há menos quatro pessoas (1175), mas aumentaram o número de internados nos cuidados intensivos. Há agora 233 pessoas internadas em UCI, mais sete do que ontem.

A nível regional, o único concelho que acompanhamos que continua divulgar os dados fornecidos localmente foi Ovar. Hoje há 548 casos confirmados, 19 mortes e 21 recuperados. Já S. João da Madeira que se passou a reger pelos dados fornecidos pela DGS, hoje só apresenta 44 casos em contraste com os 53 publicados na última atualização local, Oliveira de Azeméis 114, contra os 119 anteriormente publicados e Santa Maria da Feira com 265, muito diferente dos 307 anunciados.

Leave a Reply