Poesia à Mesa servida através das redes sociais

05/03/2021

O Festival Poesia à Mesa, em S. João da Madeira, vai acontecer, mas será adaptado à nova realidade. O evento será 100% online, com transmissões pelas redes sociais do próprio evento e do município, e até terá máscaras de proteção contra a covid-19 personalizadas com poemas, entre os materiais de promoção. Os poetas homenageados na 19ª edição são Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mafalda Veiga, Mário-Henrique Leiria e Soror Violante do Céu. O evento está orçado em 17 mil euros.

A 19ª edição do Festival Poesia à Mesa, em S. João da Madeira vai acontecer em moldes diferentes dos habituais. As tradicionais peregrinações poéticas, ou as incursões em cafés, restaurantes, fábricas, autocarros ou Centro de Saúde, estarão fora da programação da edição deste ano, por força da pandemia da covid-19. O evento será 100% online, com transmissões pelas redes sociais do evento e do município.

O evento, que foi apresentado esta semana, terá poemas servidos em takeaway, escritos em máscaras e declamados em espetáculos transmitidos nas redes sociais, uma das novidades deste ano. Vai ser assim a 19ª edição do Festival Poesia à Mesa, adaptada ao contexto de pandemia e mantendo-se como um elo de ligação entre a cultura e a restauração, dois dos setores mais afetados pelas medidas de combate à covid-19.

“Este ano o festival reinventa-se e adapta-se às circunstâncias que vivemos”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal de S. João da Madeira, Jorge Sequeira, na apresentação do festival literário, que também decorreu online. O autarca garantiu “não desistir da cultura”, apesar da pandemia da covid-19.

Por entre a programação prevista destacam-se as conversas, performances de poesia, que poderão ter participação musical, um concurso e uma exposição, entre outros momentos que procuram, não obstante os constrangimentos do digital, ser fiéis à filosofia do festival, continuando a contar com o envolvimento de grupos sanjoanenses e fábricas da cidade. Já no dia 21 de março, Dia Mundial da Poesia, coincidente com o encerramento do festival literário, será assinalado com uma ‘Matiné Poética’, com Mafalda Veiga, uma das homenageadas nesta edição.

O evento, comissariado por José Fanha e Paulo Condessa, homenageia seis poetas, Andreia C. Faria, Fernando Assis Pacheco, Herberto Helder, Mafalda Veiga, Mário-Henrique Leiria e Soror Violante do Céu.

Related Posts

Queda de ranco de árvore faz três feridos em escola primária de S. João da Madeira
A poesia vai ser servida à mesa em S. João da Madeira até 21 de março
Câmara da Feira vai requalificar 40 parques infantis e 23 polidesportivos em todo o concelho

Leave a Reply