Passadiços do Rio Uíma. Novo troço liga Lobão e Caldas de S. Jorge

22/07/2020

Já arrancou a terceira fase da Requalificação Ambiental das Margens do Rio Uíma, troço com 3,2 Km, que vai ligar Lobão e Caldas de S. Jorge, no concelho de Santa Maria da Feira. Esta é uma obra da responsabilidade da Câmara Municipal que tem previsto um prazo de execução de um ano e envolve um investimento municipal que ascende os 675 000 euros.

O presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, acompanhado pelos presidente de Junta da União de Freguesia das Caldas de S. Jorge e Pigeiros, José Carlos Martins, da União de Freguesias de Lobão, Gião e Guizande, José Henrique dos Santos e Fiães, António Valdemar Ribeiro, visitaram esta terça-feira, 21 de julho, o espaço onde irá nascer mais uma fase dos Passadiços do Rio Uíma. Para o autarca feirense este é, “um espaço aprazível, com forte potencial que, sem dúvida, será mais um motivo de atração para o nosso território e que, em muito poucos anos, passará a ser uma referência de fruição ambiental e lazer”.

O percurso que agora começa a ser intervencionado será “acessível a todos”, conforme deixou bem vincado o edil feirense percorrendo as margens do rio Uíma, ao longo de cerca de 3,2 km, numa empreitada que tem o prazo de execução de um ano e envolve um investimento municipal que ascende os 675 000 euros. A autarquia com mais uma fase deste passadiço, quer dar destaque a um dos lugares de maior beleza paisagística do concelho, que será devolvido à população, que outrora ali se juntava nos tempos livres para a realização de diferentes atividades.

Área a ser preservada, com córrogos e nascentes.

Esta, que é já a terceira fase da Requalificação Ambiental das Margens do Rio Uíma, tem como objetivo principal a reabilitação de todo o percurso do rio Uíma, integrando-se na estratégia da autarquia de promover a qualificação da estrutura verde do concelho que se caracteriza, maioritariamente, pelos corredores fluviais e suas ligações com os espaços urbanos.

Caminhos por entre as árvores. Preocupação com a preservação.

Depois de cumprida esta empreitada, os passadiços passarão a ter 8 Km de extensão. Mas, Emídio Sousa deixou ainda no ar a intenção de, a longo prazo, conseguir ligar os passadiços do Rio Uíma desde Arrifana até ao Rio Douro, no concelho de Vila Nova de Gaia.

Leave a Reply