O “Sonho” toma conta de Santa Maria da Feira até domingo

24/05/2023

É já esta quinta-feira, dia 25 de maio, que arranca mais uma edição do Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua, em Santa Maria da Feira. 380 artistas darão vida a “Sonho”, tema da 22ª edição, que se prolonga até domingo, 28 de maio, num total de 35 atuações. Durante os quatro dias a arte também se serve à mesa com os Sabores Imaginarius.

A partir de amanhã e até domingo Santa Maria da Feira entra em modo Imaginarius. Serão quatro dias de teatro de rua, num festival que vai já para a sua 22ª edição. “Sonho” centra a programação no encantamento e fantasia em 100 horas de conteúdos de programação, repartidos por 12 palcos, no centro histórico da cidade.

O Santa Maria Informação antecipa um pouco do evento, que é já uma referência nacional, mostrando um pouco daquilo que os visitantes podem desfrutar nos quatros dias do Imaginarius. Esta terça-feira assistimos ao primeiro ensaio de um espetáculo que irá colocar toda a gente a olhar o céu, numa proposta de funambulismo, que não é mais do que uma técnica de circo. Esta Criação Imaginarius, em estreia absoluta, consiste numa travessia em arame a 20 metros de altura e 70 metros de comprimento, ligando dois edifícios da Praça Gaspar Moreira, no centro histórico de Santa Maria da Feira.

Primeiro ensaio de “Ponto de Partida” de Jessica Lane

A brasileira Jessica Lane, artista do INAC – Instituto Nacional de Artes de Circo caminhará tranquilamente sobre um arame, rasgando o céu e delimitando dois mundos paralelos. “Ponto de Partida” é uma Criação Imaginarius inspirada na vida e obra do artista Wassily Kandisky. Trata-se de um projeto de pesquisa artística de circo contemporâneo sobre o tema e a técnica do funambulismo. A busca de Kandinsky em relacionar a arte com a espiritualidade também estará presente nesta pesquisa. Conceitos desenvolvidos e trabalhados por Kandinsky como o ponto, o traço e a linha serão a base de pesquisa e composição do movimento e interpretação.

Para a antiga atriz de 33 anos este “é um sonho tornado realidade a partir do momento que vim para Portugal”. No Brasil já tinha usado a técnica de travessia, mas está será a sua estreia onde o “exercício de equilíbrio físico e mental” são trabalhados até à exaustão, para que nada falhe.

A Criação Imaginarius Ponto de Partida acontece no dia 25 de maio, às 21h30, e nos dias 26 e 27 de maio, às 21h00, na Praça Gaspar Moreira, no centro Histórico de Santa Maria da Feira.

Uma viagem pelos Sabores Imaginarius

Santa Maria da Feira é Cidade Criativa da Gastronomia da Unesco. Aqui a Arte também se serve à mesa, e fomos experimentar uma das propostas dos Sabores Imaginarius, a do chef Vítor Pinho do restaurante A Botica de Baco. Inspirada na Lenda do Mouro do Castelo da Feira, esta sugestão agrega arte, criatividade, história, identidade, tradição e produtos endógenos do território e da região para uma experiência gastronómica ímpar e diferenciadora.

Dos palcos de rua para a mesa, o Imaginarius faz-nos sonhar e viajar num mundo que apela aos cinco sentidos. À mesa podemos experimentar as propostas inovadoras e os pratos reinventados por cinco restaurantes do concelho (A Botica de Baco, Deja Vu, Os Vinte, Feitoria e Villa Antiqua) que aderiram à iniciativa e que são desafiados a inovar e a apresentar, durante os dias do Festival, ao almoço e ao jantar, pratos e menus de degustação inspirados nos produtos concelhios, como a fogaça.

Prato principal “A fonte milagrosa”

A nossa experiência gastronómica, que pode ser degustada por 40 euros por pessoa (30 euros a refeição e 10 euros o suplemento de vinhos), é composta por:

  • Entrada de pão, queijo, enchidos e patés;
  • “De alcaide a mendigo”: entrada quente composta por regueifa doce com fondue de queijo A Queijeira e compota de malápios e bolina;
  • “A fonte milagrosa”: prato principal composto por pasta bianco e nero com robalo e com bivalves da ria de Aveiro;
  • “A beleza de Lia”: pudim de fogaça, com ovos moles de limão, gelado de tangerina de Mosteirô, crumble de maçã e frutos vermelhos (morango e mirtilo).
  • O menu de degustação foi acompanhado por:
  • Fofogacinha (aperitivo composto por vinho do Porto Tawny, canela e limão);
  • Espumante da Bairrada M&M Gold;
  • Ensaio da Botica Nº 1 (vinho branco centenário do Dão);
  • Pequenos Rebentos Alvarinho (vinho verde);
  • Vinho do Porto Tawny (Gran Cruz, colheita de 2011);
  • Alquimia árabe de medronho (aguardente).

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply