
Nem o confinamento parou criatividade dos alunos da Serafim Leite
06/06/2020
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), de S. João da Madeira, foi o grande vencedor do Nova IMS Challenge – Applica-te 2020, com a APP BeachCleanParty, dos alunos Diogo Cruz (12º A), Pedro Margalho (12º B) e Afonso Castro (12º B). A final realizou-se esta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. Nesta fase de maior confinamento os alunos deste agrupamento de escolas de S. João da Madeira não pararam e brilharam ao mais alto nível, vencendo três concursos. Primeiro foi com a SandSpace, a aplicação que visa a recolha da perceção dos utilizadores quanto à frequência das praias e a sua disponibilização ao público em geral, e depois a fase distrital do concurso EUROSCOLA. “Parabéns! O nosso orgulho é imenso. Mesmo em confinamento os nossos alunos brilham. O Orgulho invade o AESL”, refere a direção do agrupamento.
O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite (AESL), de S. João da Madeira, foi o grande vencedor do Nova IMS Challenge – Applica-te 2020, um concurso de ideias para os alunos do 7º ao 12º ano, que pretende estimular o espírito criativo e empreendedor dos jovens. Na categoria de Ensino Secundário, o projeto BeachCleanParty, dos alunos Diogo Cruz (12º A), Pedro Margalho (12º B) e Afonso Castro (12º B), sob a coordenação da professora Fátima Pais, foi o grande vencedor, na final do concurso realizada esta sexta-feira, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente.
Segundo a organização deste concurso de ideias, “foi um privilégio poder assistir às apresentações por parte destes alunos que nos mostraram que podemos mudar o ambiente e repensar a sociedade. Com uma abordagem criativa e resposta eficiente ao proposto – criar uma App que contribuísse para atingir um dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável” acrescentando que “esta foi a prova de que devemos ter os jovens a responder aos desafios do momento e que nos respeitam a todos”.

Esta aplicação tem como pontos fortes o objetivo de contribuir para a sustentabilidade do planeta, através da limpeza das praias, gamification, sociabilização em contexto de ação ambiental e impacto na reputação online, destacou o júri do concurso.
Entretanto, o agrupamento de escolas já havia vencido um outro concurso com a APP SandSpace, aplicação que visa a recolha da perceção dos utilizadores quanto à frequência das praias e a sua disponibilização ao público em geral, e mais recentemente a fase distrital do concurso EUROSCOLA.
“Parabéns! O nosso orgulho é imenso. Mesmo em confinamento os nossos alunos brilham. O Orgulho invade o AESL”, refere a direção do agrupamento.