Natação. Seu exercício perfeito.

20/03/2020

Atividades aeróbica utilizam o oxigênio na geração de energia para movimentar os músculos. Os vasos são relaxados e assim se facilita a circulação do sangue e o coração se fortalece.

A prática regular da natação, umas duas vezes por semana durante trinta minutos, aumenta a produção de óxido nítrico, que proporciona a vasodilatação. Uma quantidade maior de sangue passa pelas artérias e chega até o coração, o que positivo para quem não sofre de pressão alta. A natação tem o benefício de manter estável a pressão arterial. Se você for hipertenso, você diminui bastante a possibilidade de ter problemas no futuro.

A temperatura da água influencia nos efeitos do exercício. É recomendável que, ao realizar o exercício, a água esteja na faixa dos 24 graus Celsius. Na água quente, o efeito vasodilatador é maior. Você devee se exercitar em piscinas aquecidas, pois com os vasos relaxados há menos resistência para que o sangue chegue aos órgãos.

Os efeitos benéficos são rápidos. A partir de três meses de exercícios regulares já há aumento da resistência aeróbica e o coração passa a trabalhar de maneira mais eficiente e econômica. Os primeiros exercício na água devem começar devagar e com distâncias curtas, como 200 metros em cinco ou sete minutos. A frequência cardíaca pode chegar até 170 bpm, o que é alto. Depois de dez semanas de treinamento, esse mesmo percurso será realizado, mas mantendo a frequência mais baixa, o que é extremamente benéfico, pois o coração não precisará trabalhar tão intensamente para executar a mesma tarefa. Com o passar do tempo, o músculo cardíaco fica cada vez mais forte.

Os músculos trabalhados mais intensamente na natação são os dos braços, pernas e tórax. Além disso, por ser praticada em meio líquido, o risco de lesão é menor se a compararmos com a caminhada ou corrida de rua, o que torna a atividade adequada para idosos ou pessoas com restrição de mobilidade.

Related Posts

Excesso de suor nem sempre é saudável
Nike+ Running: O seu treinador perfeito

Leave a Reply