
“Nada é impossível” o testemunho de quem luta para superar as adversidades da deficiência
06/12/2022
Francisco Gouveia, da Feira Viva Natação Adaptada, participa em três eventos de sensibilização para Pessoas com Deficiência. Na primeira pessoa o nadador deixa o seu testemunho em Viseu, Mortágua e S. João da Madeira, da sua luta diária para superar as adversidades que a deficiência coloca.
Para Francisco Gouveia, nadador da equipa Feira Viva Natação Adaptada “nada é impossível” , e quer transmitir esta mensagem a todos aqueles que o queiram ouvir. A convite dos Municípios de Viseu, Mortágua e São João da Madeira, o “capitão” feirense participa em três eventos onde o foco é a Pessoa com Deficiência e a sua luta diária para superar as adversidades.
O primeiro aconteceu no passado dia 5 de dezembro, nas Jornadas Inclusivas da Invictus, em Viseu, onde Francisco Gouveia começou a primeira de três participações em eventos cujo foco é a Pessoa com Deficiência. Enquanto nadador da Feira Viva, o atleta visitou um treino de natação adaptada nas piscinas municipais onde partilhou histórias, vivências e conselhos aos seus atletas.
O evento, patrocinado pelo Município de Viseu, teve como objetivo proporcionar um dia repleto de atividade física informal aos participantes, através do contacto com várias modalidades desportivas e enquadrado nas comemorações locais do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra, anualmente, a 3 de dezembro.
Na sexta-feira, dia 9 de dezembro, será a vez de Mortágua receber o desportista que não só marcará presença na ação de sensibilização dos direitos das Pessoas com Deficiência, na qualidade de atleta de Desporto Adaptado, como, ainda, irá participar num treino de natação com alunos do 3º ano do 1º CEB.
Para Francisco Gouveia, o objetivo por trás da sua participação nestes eventos pode ser resumido num dos slogans mais icónicos do mundo do desporto: “Impossible Is Nothing”: “Aquilo que eu quero demonstrar é que com dedicação tudo se consegue alcançar”. “Se eu me proponho a chegar ao outro lado, eu consigo fazê-lo trilhando outros caminhos. Tudo é possível, o importante é não desistir”, afirma o atleta conhecido como “capitão” no seio da equipa da Feira Viva por estar no clube desde da sua génese, em 2007.
Por fim, dia 10 de dezembro, a convite do Município de S. João da Madeira, Francisco Gouveia será uma das vozes integrantes da mesa-redonda cujo tema será Pessoas com Deficiência e o seu dia-a-dia.
Esta ações têm como propósito sensibilizar e incentivar o diálogo chamando atenção para aquilo que pode ser feito para tornar as nossas cidades mais inclusivas, protegendo a dignidade, os direitos e o bem-estar de todos.