Museu de Lamas venceu um Prémio e uma Menção Honrosa nos Prémios APOM 2022

02/06/2022

Museu de Lamas venceu um Prémio e uma Menção Honrosa nos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia 2022. “Restauro ao Vivo” venceu na categoria de “Intervenção de Conservação e Restauro”. E a co-produção da inquietante exposição “Living Among What´s left behind” viu-lhe atribuída uma menção honrosa na categoria de “Exposição Temporária”.

Numa cerimónia que teve lugar na passada sexta-feira, dia 27 de maio e nas instalações da Academia Militar, situada na Amadora, o Museu de Santa Maria de Lamas, representado pela sua Diretora, Susana Ferreira, mereceu a atribuição de um Prémio e de uma Menção Honrosa na edição de 2022 dos Prémios da Associação Portuguesa de Museologia.

Recorde-se que o Museu mereceu honras de nomeação em duas das categorias dos Prémios APOM 2022, a saber-se:

– “Intervenção de Conservação e Restauro” com o projeto “Restauro ao vivo” (também ele beneficiário da Declaração de Interesse Cultural do Ministério da Cultura em 2021/2022, do apoio do PAC 2021 do Município de St.ª M.ª da Feira e do mecenato de algumas empresas da região, na sequência de uma campanha de apadrinhamento que o Museu lançou e que tem como padrinho honorário o Historiador Joel Cleto);

– e, por fim, “Exposição Temporária”, em virtude da arrebatadora exposição de fotografia “Living Among What´s Left Behind”, do premiado fotojornalista Mário Cruz, e da envolvência criada para o efeito (uma co-produção do Museu e da Basqueiro Associação Cultural, que contou ainda com a colaboração de diferentes segmentos da comunidade local).

Acabando o “Restauro ao Vivo” por vencer o Prémio APOM 2022 na categoria de “Intervenção de Conservação e Restauro”. E a co-produção da inquietante exposição “Living Among What´s left behind” viu-lhe atribuída uma menção honrosa na categoria de “Exposição Temporária”.

Os Prémios e Menções Honrosas que a Associação Portuguesa de Museologia atribui anualmente, os galardões mais importantes do setor a nível nacional, têm o propósito de enaltecer e elevar publicamente a notoriedade do trabalho dos Museus portugueses (respetivos profissionais e parceiros), que mais se destacaram no último ano civil.

É, por isso, uma honra para o Museu de Lamas, sua equipa técnica, tutela e parceiros estratégicos, ver reconhecida a qualidade do trabalho árduo que tem sido realizado até à data, na tentativa de elevar ao mais alto patamar este equipamento cultural único no concelho de Santa Maria da Feira.

Ao ser laureado, o Museu encara este acontecimento como um forte incentivo para dar continuidade à sua dinâmica diária e à tentativa de alcançar novos públicos. Relembrando também que já no próximo sábado, dia 4 de junho, tem lugar no seu espaço a inauguração de mais uma exposição temporária, desta vez intitulada “A Rota do Mediterrâneo”, cujas imagens e envolvência preparada prometem não deixar ninguém indiferente.

Related Posts

Desfile juntou centenas de mulheres pela Liberdade, Direitos e Igualdade
Há um novo castelo na Feira com respostas ao nível das competências sociais e emocionais
“Da Paixão ao Calvário” – A quaresma vivida no Museu de Lamas

Leave a Reply