Museu de Lamas com várias propostas para este Natal

26/11/2020

Para celebrar o Natal o Museu de Lamas propõe a Hora do Conto, Teatro de Sombras e Oficinas de Expressão Plástica. As iniciativas vão decorrer nos dias 3 e 4, de 9 a 11, de 14 a 18, de 21 a 23 e de 28 a 30 de dezembro, sendo destinadas a um público do pré-escolar até ao 3º ciclo.

Para celebrar a quadra natalícia, o Serviço Educativo do Museu de Lamas disponibiliza uma série de atividades lúdicas e pedagógicas inspiradas nas suas coleções. A descoberta de espaços, objetos e histórias são o ponto de partida para este conjunto de iniciativas que apelam à criatividade e fomentam o espírito de equipa. Hora do conto, Teatro de sombras e Oficinas de Expressão Plástica vão acontecer nos dias 3 e 4 , de 9 a 11, 14 a 18, 21 a 23 e de 28 a 30 de Dezembro, nos horários – 10h00 às 12h00 ou 14h30 às 16h30, com um custo de entrada no valor de 3€.

Estas iniciativas são destinadas a um público que vai do ensino Pré-escolar até ao 3.º ciclo, havendo a possibilidade de adaptação a outros grupos. Terá de ser feita Marcação prévia obrigatória, que poderá ser através do telefone 22 744 74 68 ou mail geral@museudelamas.pt)

Feliz Natal Lobo Mau – Hora do Conto + Oficina de Expressão Plástica. Aqui a aposta passa por rebuscar a personagem do lobo mau, um dos mais assíduos em muitas histórias infantis, e voltar a colocá-lo como personagem principal. “O conto começa quando o Lobo Mau foi procurar o Capuchinho Vermelho, mas encontrou…o Pai Natal! Será que neste natal o Lobo Mau também merece um presente?!” A proposta que possa embarcar nesta aventura ao mundo mágico dos contos e desvendar o mistério.

A caminho de Belém – Teatro de Sombras + Oficina de Expressão Plástica. Para esta iniciativa o museu convida, através de um Teatro de sombras, à participação na recriação dos momentos vividos por Maria, mãe de Jesus, desde o episódio da Anunciação feita pelo Anjo Gabriel, à Epifania da Adoração do Menino pelos Reis Magos vindos do Oriente.

Por último a visita orientada ao Museu + Oficina de Expressão Plástica. Popularmente apelidado de “Museu da Cortiça”, o Museu de Lamas constitui um caso particular na história da museografia portuguesa do século XX. Um acervo singular, recuperado e reorganizado a partir de 2004, que exibe perante o seu público coleções de Arte Sacra, Estatuária Portuguesa, Etnografia, Ciências Naturais, Escultura em Cortiça/aglomerado de Cortiça e Arqueologia industrial – maquinaria usada nos primórdios da Indústria transformadora de Cortiça – que evidencia as potencialidades desta matéria-prima e reflete a identidade da comunidade local.  

Leave a Reply