
Mozelos: Projeto piloto de testagem populacional à covid-19
04/03/2021
A freguesia de Mozelos, em Santa Maria da Feira, foi palco para o arranque do projeto piloto de testagem populacional à covid-19. Esta quarta-feira, 3 de março, cerca de 300 pessoas, foram chamadas a participar, transformando o pavilhão de Mozelos num centro de testagem massiva, com a intenção de avaliar a eficácia em núcleos previamente identificados.
Esta quarta-feira, 3 de março, o Pavilhão de Mozelos foi o local escolhido para o arranque do projeto piloto de testagem populacional à covid-19. O o local foi transformado em centro de testagem massiva, numa iniciativa coordenada pelo Agrupamento de Centros de Saúde da Feira e Arouca e que contou com o apoio da Junta de Freguesia e Câmara Municipal.
Para Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, trata-se de “um treino para situações futuras de rastreio ao covid-19, e tem como grande novidade a georreferenciação, identificando o local onde está a acontecer o surto e recrutamento das pessoas”. Recorde-se que já havia sido efetuado um trabalho anterior de mapeamento das zonas alvo e o recrutamento das pessoas, algumas semanas antes, e no passado fim-de-semana foram para o terreno, falando com as pessoas no porta a porta a explicar o objetivo da iniciativa e a participarem na realização do teste de antigénio.
Mozelos é uma freguesia bastante industrializadas e com uma elevada densidade populacional, e foi identificada com um número elevados de casos positivos de covid-19 de transmissão comunitária, em janeiro, não se sabendo a origem das infeções. Nesse sentido, foram o alvo escolhido para a realização deste estudo que pretende testar e aperfeiçoar os métodos para as futuras testagens massivas de núcleos demográficos identificados como estando na origem de novos surtos epidemiológicos.
“Estamos a falar de micro-zonas em que identificamos que haja uma potencial transmissão comunitária, anteciparmo-nos ao vírus e procedermos à testagem”, referiu Bernardo Gomes, médico de saúde pública e elemento da gestão do Agrupamento de Centros de Saúde de Arouca e Feira.
Refira-se que a grande maioria das 300 pessoas contactadas compareceu no Pavilhão de Mozelos, participando na testagem, que terá a divulgação dos resultados globais amanhã, dia 5 de março.