15/05/2020
O Mercado Municipal de Ovar reabre amanhã, 16 de maio. Nesta fase, apenas para venda de bens essenciais e com entrada exclusiva pelo portão principal, num máximo de 150 clientes em simultâneo. Para que nada falhe em termos de higiene e segurança, a Câmara Municipal promoveu, em parceira com a Delegação de Saúde, a PSP e os Bombeiros Voluntários, uma ação de sensibilização aos comerciantes e produtores.
Tendo em vista a reabertura do Mercado Municipal de Ovar amanhã, 16 de maio, a Câmara Municipal de Ovar, em parceria com a Delegação de Saúde, a PSP e os Bombeiros Voluntários de Ovar, promoveu, ontem, uma ação de sensibilização sobre as regras de funcionamento do mesmo, no âmbito do contexto da pandemia Covid-19, aos comerciantes e produtores que vendem no mercado.
Numa primeira fase, o Mercado Municipal só reabrirá para a venda de bens essenciais, como produtos hortofrutícolas, peixe e algumas lojas de produtos alimentares, funcionado no horário habitual, a partir das 7h00, e com entrada exclusivamente pelo portão principal, junto da Igreja Matriz, sendo permitido o acesso, em sistema de rotatividade, a um máximo de 150 clientes em simultâneo.

A autarquia informa que foi efetuada a reorganização dos vendedores, “de forma a garantir o seu devido distanciamento”. Outro dos fatores que foi tido em consideração foi a circulação no recinto, que “deve obedecer à sinalização existente”, nomeadamente ao princípio de marcha em frente e sendo regulado o posicionamento junto das bancadas e na zona da entrada. É também obrigatório o uso de máscaras ou viseira por todas as pessoas que permaneçam dentro da área do Mercado Municipal, e é proibido o manuseamento dos produtos pelos clientes. Foram ainda estabelecidas regras específicas para cada área de atividade: peixaria, lojas, hortofrutícolas e vendedores/produtores.