18/05/2020
A Câmara Municipal de Santa Maria da Feira vai autorizar mais e maiores esplanadas, nesta reabertura da restauração, como forma de compensar a perda de lotação, motivada pelas regras exigidas de distanciamento de dois metros entre mesas, bem como da paragem da atividade durante dois meses. A essa medida a edilidade junta ainda a isenção de taxas de ocupação até final do ano.
O presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira avançou, esta tarde, 18 de maio, durante a reunião quinzenal da autarquia, que irá permitir, nos locais possíveis, o aumento das áreas de esplanadas de cafés e restaurantes em todo o concelho, a custo zero para os empresários, até ao final do ano.
No dia que marca o retomar da atividade de cafés e restaurantes, mais uma medida desta segunda fase de desconfinamento devido à Covid-19, o edil feirense anuncia que as esplanadas dos cafés e restaurantes poderão ser aumentadas, caso os proprietários assim o pretendam. A medida da Câmara da Feira prevê não apenas o crescimento das esplanadas já existentes, mas também a criação de novas, desde que acauteladas a circulação pedonal e a mobilidade no concelho.
Esta é uma forma de “ajudar” um setor que atravessa tempos difíceis e que, após quase dois meses de encerramento, reinicia agora a atividade, mas com a sua lotação limitada a metade, por força do distanciamento obrigatório entre mesas.
Apesar da isenção do pagamento da taxa de ocupação do espaço público até 31 de dezembro de 2020, os proprietários deverão, no entanto, formalizar o pedido nos serviços municipais para uma prévia avaliação que assegure a manutenção dos necessários espaços de circulação pedonal, ciclável e automóvel em segurança.