
Linha de Apoio Sintomas Covid-19 na Feira reportou 150 casos distintos
15/05/2020
Linha de Apoio Sintomas Covid-19 em Santa Maria da Feira reportou cerca de 150 situações distintas, durante um mês e meio. Agora, com a retoma graduasl da normalidade possível e assegurada que está a resposta do Serviço Nacional de Saúde às atuais necessidades, a linha vai ser suspensa a partir de 16 de maio.
Com a retoma gradual da normalidade possível e assegurada que está a resposta do Serviço Nacional de Saúde às atuais necessidades, a Linha de Apoio Sintomas Covid-19, em Santa Maria da Feira, vai ser suspensa a partir de 16 de maio. Em jeito de balanço, esta linha de apoio recebeu um total de 130 contactos, com cerca de 150 situações diferentes reportadas.
Recorde-se que esta linha foi lançada pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira a 1 de abril, “numa altura em que o medo e a incerteza tomavam conta da população, com a perspetiva de esclarecimento, apoio e orientação de todos os que a ela recorreram, nomeadamente na identificação de contactos alternativos e encaminhamento para a unidade de saúde mais adequada à situação reportada”.
Segundo a autarquia, todos os contactos recebidos na Linha Apoio Sintomas Covid-19 tiveram chamada de followup 48 horas após contacto recebido, sendo que 50% tinham a sua situação resolvida, 25% aguardavam a realização de teste de despiste e 15% ainda tinham a situação pendente. Algumas das chamadas recebidas foram redirecionadas para duas outras linhas de apoio do Município: Social e Psicológico.
Pensada para funcionar apenas com habitantes do concelho, a linha acabou por receber contactos com origem em outros municípios. Em resumo, foram recebidas 130 chamadas, e 150 casos reportados. A média de idades de quem contactou a linha foi de 41 anos.
Em jeito de balanço, os técnicos municipais que asseguraram a Linha de Apoio Sintomas Covid-19 asseguram que foi notória a emotividade de todas as chamadas recebidas, revelada, após o contacto, “através do agradecimento, manifestando gratidão pela resolução da sua situação e por sentirem que não estavam sós”.
Apesar do final deste serviço, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira assegura que vai continuar disponível “para apoiar, esclarecer e encaminhar qualquer situação que os munícipes necessitem, mas a partir de 16 de maio, pelos canais habituais de comunicação”. Todos os contactos dos serviços municipais estão disponíveis em www.cm-feira.pt.