Já abriram as inscrições para meninas fogaceiras 2022

08/12/2021

Já tiveram início as inscrições para meninas fogaceiras, edição de 2022. Até 9 de janeiro, e por força das restrições impostas pela pandemia, serão limitadas a quatro meninas por cada uma das 31 freguesias de Santa Maria da Feira. Podem inscrever-se meninas que completem no mínimo oito anos, feitos até ao final do próximo ano. O critério de seleção será a ordem de registo de inscrições.

Inicia-se na passada segunda-feira, 6 de dezembro, o período de inscrições para a participação das meninas de todo o concelho de Santa Maria da Feira no Cortejo Cívico e na tradicional Procissão das Fogaceiras que acontecem, anualmente, a 20 de janeiro, feriado municipal. Os tempos de incerteza e a evolução da pandemia não permitem ainda uma participação sem restrições, estando, por isso, as inscrições limitadas a quatro meninas fogaceiras por cada uma das 31 freguesias de Santa Maria da Feira.

Festividade ímpar e símbolo de unidade e identidade do território de Santa Maria da Feira, a secular Festa das Fogaceiras tem nas meninas vestidas de branco, de cintas coloridas e de fogaça à cabeça, um dos seus ícones no cumprimento do voto ao mártir S. Sebastião. Até ao dia 9 de janeiro, os pais ou encarregados de educação podem inscrever as meninas fogaceiras, exclusivamente online, em formulário próprio, disponível em https://bit.ly/InscricoesFogaceiras2022. Se verificarem necessidade de apoio a esta inscrição, os pais ou encarregados de educação podem dirigir-se à Loja Interativa de Turismo, em Santa Maria da Feira.

Podem participar as meninas fogaceiras que completem, no mínimo oito anos, até ao final de 2022. Devido ao atual cenário pandémico, o número de meninas participantes será limitado a quatro meninas por cada uma das 31 freguesias, num total de 124 meninas fogaceiras, assegurando-se, desta forma, a representatividade de todo o território de Santa Maria da Feira. Na eventualidade de se verificar a ausência das quatro inscrições numa das freguesias, a vaga passará para a freguesia com maior número de inscrições. O critério de seleção será a ordem de registo de inscrições.

O traje das meninas fogaceiras – vestido e todos os acessórios, incluindo os sapatos – tem de ser, integralmente branco, não sendo, assim, permitido o uso do bege ou de qualquer outra cor. Todas as recomendações e normas de participação no Cortejo Cívico e Procissão constam do Manual da Fogaceira, entregue em todas as escolas básicas do concelho.

Desde 2015 que a Festa das Fogaceiras tem um espaço específico para empréstimos e doações de trajes que tem vindo a fomentar na comunidade um movimento em torno desta festividade. O Cantinho das Fogaceiras dispõe de um stock limitado de vestidos, sapatos e acessórios para empréstimo, a maioria adquiridos pela Câmara Municipal, existindo outros doados por famílias de meninas fogaceiras. Também neste espaço é disponibilizada toda a informação e aconselhamento sobre as normas de bem trajar e postura nos momentos mais solenes.

Entre 10 e 16 de janeiro, o Cantinho das Fogaceiras vai funcionar no Imaginarius Centro de Criação (antigo matadouro), de segunda a sexta-feira, das 17h00 às 20h00, e aos sábados e domingos, das 10h00 às 17h00. O Cantinho das Fogaceiras está igualmente disponível através do T: 256 370 814 ou do email: cantinho.fogaceiras@cm-feira.pt.

Related Posts

Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo
Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Progresso encerra trilogia temática e propõe novos horizontes de futuro

Leave a Reply