22/05/2020
Numa oferta da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, recebeu hoje quatro ventiladores, dum total de seis que irão ser entregues. O momento da entrega teve a presença dos presidentes de Câmara de Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.
O Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, recebeu esta quinta-feira, 21 de maio, quatro dos seis ventiladores adquiridos conjuntamente pelas Câmaras Municipais da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) que integram o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale da Cambra. Os cinco presidentes de Câmara marcaram presença naquele momento simbólico, mas de extrema importância para o Centro Hospital, para os profissionais de saúde e para a comunidade.
A cerimónia de entrega aconteceu no átrio principal do Hospital S. Sebastião, onde estavam expostos os quatros ventiladores portáteis oferecidos, estando para breve a chegada dos outros dois equipamentos de caraterísticas diferentes. A quantidade e as caraterísticas técnicas dos ventiladores agora oferecidos pelos cinco municípios foram definidas pelos profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, de acordo com as suas reais necessidades, no imediato e futuras.
Jorge Sequeira, presidente do Conselho Diretivo da AMTSM e da Câmara Municipal de S. João da Madeira, referiu esta é daquelas entregas que espera não sejam necessários serem utilizadas, mas salientou a necessidade de “reforçar o stock” do Centro Hospitalar, por forma a garantir a segurança da população que o CHEDV serve.

Já por seu turno, Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira destacou que “ninguém, nem nenhum setor, estava preparado para enfrentar uma pandemia com a dimensão e os efeitos causados pelo novo coronavírus, mas o nosso Centro Hospitalar, com os seus profissionais de excelência foram capazes de os enfrentar”, expressando o seu orgulho e dirigindo um especial agradecimento a todos os profissionais de saúde.
Os hospitais estavam deficitários ao nível de equipamento, constatou o edil feirense, em consequência da falta de investimento da Administração Central na Saúde, uma realidade que “espero que se altere e que a Saúde passe a estar no topo das prioridades, até porque esta pandemia está longe de ter chegado ao fim e não estamos livres de uma segunda vaga”.
O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, Miguel Paiva, valorizou o importante papel dos autarcas nestes últimos tempos dramáticos que “não pouparam esforços para responder às nossas necessidades”. O administrador deu igualmente conta do verdadeiro espírito de união e solidariedade que chegou da comunidade: “recebemos 600 000 euros de donativos, quer em dinheiro, quer em equipamentos”.
A chegada destes novos equipamentos permite repor os ventiladores que foram canalizados para o tratamento da Covid-19 em serviços onde são também essenciais, como no bloco operatório, entre outros. “Estes ventiladores são muito importantes para que consigamos retomar a atividade normal em áreas clínicas que estiveram paradas devido à Covid-19”, frisou Miguel Paiva.