Hospital da Feira recebeu hoje quatro ventiladores

22/05/2020

Numa oferta da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria, o Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, recebeu hoje quatro ventiladores, dum total de seis que irão ser entregues. O momento da entrega teve a presença dos presidentes de Câmara de Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra.

O Hospital S. Sebastião, em Santa Maria da Feira, recebeu esta quinta-feira, 21 de maio, quatro dos seis ventiladores adquiridos conjuntamente pelas Câmaras Municipais da Associação de Municípios das Terras de Santa Maria (AMTSM) que integram o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga – Arouca, Santa Maria da Feira, São João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale da Cambra. Os cinco presidentes de Câmara marcaram presença naquele momento simbólico, mas de extrema importância para o Centro Hospital, para os profissionais de saúde e para a comunidade.

A cerimónia de entrega aconteceu no átrio principal do Hospital S. Sebastião, onde estavam expostos os quatros ventiladores portáteis oferecidos, estando para breve a chegada dos outros dois equipamentos de caraterísticas diferentes. A quantidade e as caraterísticas técnicas dos ventiladores agora oferecidos pelos cinco municípios foram definidas pelos profissionais de saúde do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, de acordo com as suas reais necessidades, no imediato e futuras.

Jorge Sequeira, presidente do Conselho Diretivo da AMTSM e da Câmara Municipal de S. João da Madeira, referiu esta é daquelas entregas que espera não sejam necessários serem utilizadas, mas salientou a necessidade de “reforçar o stock” do Centro Hospitalar, por forma a garantir a segurança da população que o CHEDV serve. 

Os quatro ventiladores entregues ao CHEDV

Já por seu turno, Emídio Sousa, presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira destacou que “ninguém, nem nenhum setor, estava preparado para enfrentar uma pandemia com a dimensão e os efeitos causados pelo novo coronavírus, mas o nosso Centro Hospitalar, com os seus profissionais de excelência foram capazes de os enfrentar”, expressando o seu orgulho e dirigindo um especial agradecimento a todos os profissionais de saúde.

Os hospitais estavam deficitários ao nível de equipamento, constatou o edil feirense, em consequência da falta de investimento da Administração Central na Saúde, uma realidade que “espero que se altere e que a Saúde passe a estar no topo das prioridades, até porque esta pandemia está longe de ter chegado ao fim e não estamos livres de uma segunda vaga”.

O presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar de Entre Douro e Vouga, Miguel Paiva, valorizou o importante papel dos autarcas nestes últimos tempos dramáticos que “não pouparam esforços para responder às nossas necessidades”. O administrador deu igualmente conta do verdadeiro espírito de união e solidariedade que chegou da comunidade: “recebemos 600 000 euros de donativos, quer em dinheiro, quer em equipamentos”.

A chegada destes novos equipamentos permite repor os ventiladores que foram canalizados para o tratamento da Covid-19 em serviços onde são também essenciais, como no bloco operatório, entre outros. “Estes ventiladores são muito importantes para que consigamos retomar a atividade normal em áreas clínicas que estiveram paradas devido à Covid-19”, frisou Miguel Paiva.

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