Há novos habitantes no Zoo de Lourosa

22/05/2020

O Zoo de Lourosa, o único parque ornitológico do país já reabriu as suas portas e são muitas as novidades que tem para os visitantes. Há novos habitantes para conhecer, agora que pode voltar a visitar este espaço, de forma segura. Foram implementadas uma série de medidas seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde.

Durante o período que vigorou o Estado de Emergência, a vida não parou, e no Zoo de Lourosa a natureza tomou o seu curso em silêncio, transformando as últimas semanas numa das melhores épocas reprodutivas de sempre. Assim, os responsáveis do parque avisam que vale a pena uma visita, mesmo para aqueles que já em tempos o tenha feito. Agora, poderá conhecer os bebés de muitas espécies. Há crias da Catatua Galah (Eolophus roseicapillus), do Papagaio eclético (Ecletus roratus), do Pombo imperador (Ducula bicolor), da Íbis escarlate (Eudocimus ruber), da Kookaburra risonha (Dacelo novaeguineae), da Cegonha branca (Ciconia ciconia) e do Turaco de faces brancas (Tauraco leucotis). Alguns bebés ainda estão dentro do ninho, enquanto outros percorrem a instalação atrás dos progenitores.

Crias de Catatua Galah são novos moradores do Zoo de Lourosa

Outra das novidades é o nascimento de quatro crias de Avefria militar (Vanellus miles) e à nidificação da Ave martelo (Scopus umbretta) e da Cegonha de Abdim (Ciconia abdimii), que acontece pela primeira vez. Entretanto, é com grande expectativa que no Zoo se aguardam os nascimentos de mais algumas aves, nomeadamente Grous do Japão (Grus japonensis), Cisnes de pescoço preto (Cygnus melanocoryphus), Coruja de lunetas (Pulsatrix perspicillata) e várias espécies de faisões.

Aguarda-se o nascimento de Cisnes de Pescoço Preto

Mas as novidades não ficam por aqui, pois o Zoo de Lourosa tem duas novas espécies para apresentar. São elas o Nandu de Darwin (Rhea pennata) e o Jabiru africano (Ephippiorhynchus senegalensis), aves estas que chegaram ao parque no início do ano no âmbito dos programas reprodutivos da Associação Europeia de Zoos e Aquários, ampliando o trabalho que este espaço tem desenvolvido em prol da conservação das espécies.

Os responsáveis do Zoo lembram também que é completamente seguro, até porque, foram implementadas uma série de medidas seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde, bem como as recomendações das Associações de Zoos e Aquários das quais o Zoo de Lourosa é membro. E deixam uma mensagem aos visitantes para que “venha conhecer as aves mais belas do planeta no Zoo de Lourosa e esteja certo que, mesmo por trás de uma máscara, será recebido com um sorriso”, prometem.

Leave a Reply