Foram mais de 120 mil os visitantes em Perlim

05/01/2024

Com um crescimento de 21% relativamente à edição anterior, Perlim ultrapassou os 120 mil visitantes, superando a marca de 100 mil esperados pela organização. Nem a chuva forte e persistente que marcou alguns dias em que o evento decorreu, fazendo diminuir o número de visitas, fez com que esta fosse a segunda maior edição de sempre do Perlim.

A 15ª edição de Perlim terminou em ambiente de festa e celebração com o espetáculo de fogo de artifício no exterior do castelo, no passado dia 30 de dezembro. Segundo a organização, “foi um balanço global francamente positivo e um crescimento de público na ordem dos 21% relativamente ao ano anterior”. Em 2023, o parque temático natalício de Santa Maria da Feira ultrapassou os 120 mil visitantes, superando a marca dos 100 mil esperados pela organização, fazendo desta edição a segunda maior de sempre. Entretanto, já há data para o regresso da magia de Perlim à Quinta do Castelo para este ano, que será entre 23 de novembro de 2024 e 5 de janeiro de 2025, verificando-se o aumento do número de dias do evento.

Apesar da chuva forte e persistente que obrigou ao encerramento do parque temático de Natal num dos dias do evento e de cinco dias chuvosos que desaceleraram a visitação, Perlim registou a melhor marca dos anos pós-pandemia e a segunda melhor de sempre, numa edição marcada pelo regresso do castelo à programação.

O desafio permanente das condições meteorológicas e o crescimento generalizado de iniciativas de Natal um pouco por todo o país não afetaram o posicionamento do evento, que se mantém como uma referência, tanto em Portugal como na vizinha Espanha, graças à originalidade e diferenciação dos conteúdos que, ano após ano, transformam o palco natural da Quinta do Castelo e do ex-libris feirense em lugares mágicos na quadra natalícia, atraindo e fidelizando novos e diferentes públicos, em particular as famílias.

“Esta foi uma edição desafiante, de crescimento e afirmação de um projeto consolidado, que soma 15 edições marcadas pela longevidade, identidade, diferenciação e posicionamento no circuito de eventos de Natal realizados em Portugal”, sublinha a organização. Dos 21 dias de animação, intercalados entre 25 de novembro e 30 de dezembro, mais de metade registaram acima de 5 mil visitantes, sobressaindo os dias 8, 17 e 26 de dezembro, os três mais visitados desta edição.

Em tempo de balanço, a equipa já está a desenhar a próxima edição, sendo certo que as sete personagens do evento – o Perlim, a Pimpim, a Fada Piri, a Plim, a Preciosa, o Pim e o Merlim – serão cada vez mais um dos motores da magia que se vive na Quinta do Castelo e uma aposta para continuar e aprofundar ao nível do envolvimento nos espetáculos e áreas temáticas, bem como na interação com o público.

Desta edição sobressai também o projeto colaborativo com o IPO do Porto, que levou a magia de Perlim ao Serviço de Pediatria do Instituto e trouxe a magia e criatividade das crianças em internamento e consulta externa ao Castelo da Feira, através da exposição “Os Superpoderes das 4 Estações”, visitada por mais de 70 mil pessoas. A vertente da responsabilidade social será para manter e reforçar em edições futuras, com o envolvimento de outras instituições no projeto.

Novidade nesta edição, a pista de gelo revelou-se uma aposta ganha para diferentes faixas etárias, sendo um conteúdo de animação e recreio para manter e reforçar em edições futuras, tal como o circo de Natal, que voltou a destacar-se na programação pelo segundo ano consecutivo.

Ao fim da segunda edição, o Mercado de Natal é claramente uma área intrínseca à programação natalícia, assumindo-se como um projeto ganhador em franco crescimento, que continuará a manter uma forte ligação a Perlim e terá uma nova configuração já no próximo ano.

Com cenografia renovada e novos espetáculos e áreas temáticas associados ao tema da próxima edição, Perlim vai regressar no final deste ano com um calendário mais alargado, ajustado aos feriados e pausas letivas de Natal. As portas da Quinta do Castelo vão abrir a 23 de novembro de 2024, depois da chegada do Pai Natal a Santa Maria da Feira na noite anterior, encerrando a 5 de janeiro de 2025.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply