
Feira – Centro de Vacinação contra a covid-19 muda-se para Europarque
26/03/2021
A partir deste, sábado, dia 27, o Centro de Vacinação Contra a covid-19 de Santa Maria da Feira deixa as atuais instalações, no Cineteatro António Lamoso, e muda-se para o Centro de Congressos do Europarque. As novas instalações vão estrear-se com a vacinação de 1000 profissionais da Educação, pessoal docente e não docente, do concelho de Santa Maria da Feira.
É já este sábado, dia 27, que o Centro de Vacinação Contra a covid-19 de Santa Maria da Feira, se muda para o o Centro de Congressos do Europarque. O novo espaço apresenta-se com mais gabinetes de atendimento (10), com circuitos de movimentação mais espaçosos e com mais lugares de estacionamento, assumindo, consequentemente, uma maior capacidade de resposta na administração da vacina.
O funcionamento do Centro de Vacinação Contra a covid-19 é assegurado por equipas clínicas, administrativas e operacionais do ACES – Agrupamento de Centros de Saúde Feira/Arouca e por uma bolsa municipal de mais de 50 voluntários.
Segundo o presidente da Câmara Municipal, Emídio Sousa, o centro de vacinação no Cineteatro António Lamoso “deu uma resposta eficaz no início deste processo, numa altura em que o número de vacinas disponíveis era ainda reduzido”. Agora, continuou o edil feirense, “com a inoculação de diferentes grupos cumulativamente e a previsível chegada de um maior número de vacinas, temos de adequar a resposta em termos de espaço para continuarmos a ser eficazes para atingirmos rapidamente o objetivo principal: a imunidade de grupo”.

O arranque da vacinação no Europarque fica marcado com o início da inoculação dos professores e pessoal não docente das escolas do Pré-Escolar e 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Santa Maria da Feira, conforme o Plano de Vacinação definido. O processo de vacinação a estes profissionais, incluídos agora nos grupos prioritários da primeira e segunda fase em curso, vai acompanhar o Plano de Desconfinamento traçado pelo Governo.
De referir ainda que, entre 15 e 19 de março e no âmbito do Plano Nacional de Testagem, foram rastreados com recurso a testes rápidos de antigénio, 989 docentes, assistentes técnicos e operacionais e técnicos especializados dos estabelecimentos de educação Pré-Escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do Município de Santa Maria da Feira. Os profissionais dos restantes níveis de ensino serão testados de acordo com calendarização do regresso às aulas letivas presenciais.