Feira – Balanço das medidas do plano de contingência

31/03/2020

Consciente da importância de garantir as melhores condições de segurança e bem-estar aos profissionais que combatem a Codiv-19 na linha da frente, a Câmara Municipal de Santa Maria da Feira disponibilizou, desde cedo, três escolas e quatro unidades hoteleiras, preparadas com os recursos necessários afetos ao seu funcionamento. Foram registadas, no total, 107 noites de apoio no alojamento temporário a profissionais de saúde do Hospital S. Sebastião e servidas 82 refeições.

O Município de Santa Maria da Feira disponibilizou, desde o dia 16 de março, três escolas, em pontos estratégicos do Concelho, para servir de polos de acolhimento aos filhos, com idades entre os 3 e os 12 anos, dos profissionais que asseguram os serviços essenciais. Nas escolas EB N.º 2 (Feira), EB Dr. Sérgio Ribeiro (Lourosa) e EB de Canedo, foram criados espaços com capacidade máxima para 10 crianças e preparadas atividades que não envolvessem contacto físico. Desde a implementação da medida pela autarquia, em resposta à pandemia Covid-19, foram acolhidas no projeto ‘Feira Acolhe! Com Coração’ duas crianças, nomeadamente na EB N.º 2, situada no centro da cidade de Santa Maria da Feira.

Para assegurar o funcionamento dos espaços, a Câmara Municipal afetou os recursos necessários, como assistentes operacionais e monitores, tendo sempre a opção disponível de socorristas e psicólogos. As crianças, e também os beneficiários do escalão A, tiveram direito a refeições proporcionadas pela Autarquia, num total de 82 refeições servidas, entre os dias 16 e 27 de março, nas três escolas.

O Município de Santa Maria da Feira foi, ainda, um dos primeiros a encontrar soluções de alojamento digno para descanso dos profissionais dos serviços de saúde. Quatro hotéis do concelho, Hotel dos Loios, Hostel da Praça, Hotel Nova Cruz e Hotel Pedra Bela, mostraram-se disponíveis para o acordo informal proposto pela autarquia. Desde o dia 23 de março, foram registadas, no total, 107 noites de apoio no alojamento temporário a profissionais de saúde do Hospital S. Sebastião. O Hotel Nova Cruz e o Hotel dos Loios receberam os hóspedes, tendo este último, inclusive, preparado um piso exclusivamente para os profissionais de saúde.

Entretanto, também muitos empresários têm-se mostrado, disponíveis para ajudar, junto da autarquia, nas necessidades que têm surgido, nomeadamente “através de generosas doações de Equipamentos de Proteção Individual (EPI)”, referem os responsáveis autárquicos.

Leave a Reply