10/07/2020
Na sequência da reabertura do comércio ao público, após o confinamento a que todos estivemos obrigados, a Associação Comercial de S. João da Madeira (ACSJM) lançou o Selo “Estabelecimento Seguro” e de “incentivo ao consumo” destinado aos setores do “Comércio e Serviços” e “Restauração e Bebidas”. O principal objetivo é o de incentivar as empresas de proximidade a adotarem o conjunto de boas práticas recomendadas pela ACSJM, bem como as orientações da Direção-Geral da Saúde, para minimizar riscos de contágio no âmbito da pandemia da doença de Covid-19. Pretende-se, assim, garantir procedimentos seguros para o funcionamento dos estabelecimentos e fomentar a confiança dos consumidores no acesso aos estabelecimentos detentores deste selo.
Para o presidente da associação, Paulo Barreira, “pretendemos que a reabertura dos estabelecimentos seja encarada com normalidade e esperança. Esta iniciativa pretende que todos que visitem os estabelecimentos de rua se sintam seguros para consumir no comércio local de proximidade”, frisou.
A iniciativa é aberta a sócios e não sócios da associação, e tem como objetivo que as lojas aderentes reconheçam e assumam o compromisso de cumprirem um conjunto de condições, “de forma voluntária, ética, responsável e profissional, de normas e boas práticas em termos de segurança, higiene, saúde e de distanciamento social”, refere o regulamento. “É nosso desejo, que os estabelecimentos após a reabertura continuem a desenvolver a sua atividade com prevenção, segurança e saúde, dessa forma o atendimento ao público seja efetuado com confiança e conforto. Tendo como base as regras e orientações fixadas pela DGS para o contexto de pandemia que vivemos”, assegura Paulo Barreira. Este sistema de reconhecimento, distinção e incentivo criado pela ACSJM avalia, valoriza e enaltece os compromissos de qualidade de serviço e boas práticas de higiene e segurança assumidos pelas lojas aderentes.

Segundo o presidente da Associação Comercial, o selo será atribuído, em exclusivo, aos estabelecimentos locais de proximidade, “que assumam, sobre compromisso de honra, o cumprimento integral de um conjunto de 15 requisitos fundamentais”, sendo que é de adesão voluntária, de forma gratuita, e tem a validade de um ano. Paulo Barreira lembra que o pedido de atribuição do Selo poderá ser efetuado através de correio eletrónico – acsjmgeral@gmail.com, ou pelo contacto 918 857 686.

Este selo será uma marca visível do exterior dos estabelecimentos, sendo que é também compromisso do comerciante, afixar em local visível a “Declaração de Compromisso” subjacente à atribuição do selo. E, caso o cliente queira reportar alguma irregularidade que denote na visita ao espaço comercial, a Associação Comercial disponibiliza, também, um contacto de email, asscomercial.polosjm@gmail.