
Escolha a praia antes de sair de casa
14/06/2020
A época balnear já abriu e com ela há novas regras para aceder à praia. A grande novidade é a lotação de cada areal, que será monitorizado através de “sinalética tipo semáforo”, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho que quer dizer ocupação plena (3/3). Essa informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação InfoPraia e na página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA). Conheça as praias com maior lotação.
A época balnear já arrancou e há muitas novidades para aceder à praia. Segundo alguns cálculos tornados públicos, cada pessoa irá ocupar uma área de 8,5 m2, ou seja, arredondando uma área de 3m x 3m. Nesse sentido, foi aprovado pelo Governo um decreto-lei que os utentes das praias deverão assegurar um distanciamento físico de 1,5 metros entre diferentes grupos e afastamento de três metros entre chapéus-de-sol, toldos ou colmos.
Mas, a grande novidade é a lotação de cada areal, que será monitorizado através de “sinalética tipo semáforo”, em que a cor verde indica ocupação baixa (1/3), amarelo é ocupação elevada (2/3) e vermelho que quer dizer ocupação plena (3/3). Essa informação sobre o estado de ocupação das praias vai ser “atualizada de forma contínua, em tempo real”, designadamente na aplicação InfoPraia e na página da internet da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).

E já que falamos em limitação do número de pessoas no areal, já é conhecida a lotação limite de cada praia, em todo o país. Na região, destaque para a praia da Barra, com capacidade para 11.800 e Costa Nova (6.100), no concelho de Ílhavo, Torreira, na Murtosa, com 8.800, Esmoriz, com 6.900, Furadouro (2.400), São Pedro de Maceda (1.000) e Cortegaça (800), no concelho de Ovar e São Jacinto, em Aveiro com 1.900. Mais a norte, as praias da Rua 37, (4.300), da Frente Azul (3.800) e Baía (3.000) no concelho de Espinho e da Aguda (5.700), de Canide Norte (3.600), e Francelos (1.500), em Vila Nova de Gaia.

Relativamente à região Tejo/Oeste, a praia da Nazaré, no distrito de Leiria, é a que se apresenta com maior capacidade de ocupação, até 17.100 utentes, seguindo-se a praia da Fonte da Telha, no concelho de Almada, com uma capacidade de 14.500 utentes, e a praia de Carcavelos, no concelho de Cascais, com 12.100.
Mais a sul, e para os apreciadores da costa alentejana, o destaque vai para a praia da Zambujeira do Mar que vai poder receber entre 500 e 1.200 pessoas consoante a variação da maré. A praia de Troia (mar) vai ter uma lotação de 3.500 banhistas e é o areal com a maior capacidade da região. A Prainha que tem lotação para 3.000 pessoas.
No Sotavento algarvio, as duas praias com maior lotação são Monte Gordo, no concelho de Vila Real de Santo António, e Faro, com uma capacidade de 12.600 banhistas cada uma.

Em relação ao Barlavento, a Praia da Rocha, no concelho de Portimão, tem uma capacidade potencial de ocupação de 8.800 pessoas, a mais elevada da zona, seguida da Meia Praia Nascente, no concelho de Lagos, com 8.700.
Mas, para que não restem dúvidas e para que possa fazer a sua escolha, deixamos-lhe aqui alguns links que pode consultar com a lotação de cada praia. APA_Lotacao_Praias_Norte, APA_Lotacao_Praias_Centro, APA_Lotacao_Praias_Alentejo, Barlavento e Sotavento.
A Agência Portuguesa do Ambiente deixa a recomendação para que “antes de ir à praia consulte o nível de ocupação das praias, preferindo as assinaladas a verde, bem como praias vigiadas e com controlo da qualidade.
Quando o nível de ocupação for elevado considere escolher uma outra praia, já que poderá ser difícil manter a distância de segurança. Nos acessos à praia use calçado, circule sempre pela direita seguindo as indicações que possam existir no chão e mantendo a distância de 1,5 metros dos outros utentes que não pertençam ao mesmo grupo. Mantenha a distância de segurança (1,5 metros) na praia, à beira-mar e no banho. No bar da praia, instalações sanitárias use calçado e máscara, desinfete as mãos e mantenha a distância de segurança. À saída não deixe lixo nem beatas na praia. Coloque-os nos contentores respetivos, sendo que as máscaras e luvas são sempre depositados nos contentores de lixos indiferenciados”.