Entre os oito finalistas da AMP do Concurso Nacional de Leitura há um aluno feirense, um sanjoanense e dois espinhenses

01/04/2022

Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto (AMP) do Concurso Nacional de Leitura, decorreu na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira. Há final vão dois alunos de escolas de Espinho, Um de Santa Maria da Feira e um de S. João da Madeira. A final nacional está agendada para 4 de junho, em Almada.

Estão apurados os oito finalistas da Fase Intermunicipal da Área Metropolitana do Porto (AMP) do Concurso Nacional de Leitura, realizada na Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, nos dias 23 e 30 de março. A prova oral de palco contou com a participação dos 20 melhores classificados na prova escrita, que envolveu 183 participantes de 16 municípios. Os oito alunos finalistas – dois de Espinho, um de Santa Maria da Feira e outro de S. João da Madeira – vão agora representar a AMP na Final Nacional, agendada para 4 de junho, em Almada.

Letícia Abelleira, aluna da Escola Básica da Lagarteira (Agrupamento de Escolas de Canelas, Vila Nova de Gaia) e Mafalda Morais, aluna da Escola Básica n.º 2 de Espinho (Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho) são as duas finalistas do 1.º Ciclo.

A representar o 2.º Ciclo vão estar Camila Vilas Boas, aluna da Escola Básica e Secundária D. Dinis (Agrupamento de Escolas D. Dinis, Santo Tirso) e Frederico Leite, aluno da Escola Básica D. Pedro I (Agrupamento de Escolas D. Pedro I, Vila Nova de Gaia).

Gonçalo Amaro, da Escola EB 2,3 Corga de Lobão (Agrupamento de Escolas da Corga de Lobão, Santa Maria da Feira) e Isabel dos Passos, da Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida (Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida, Espinho) são os dois finalistas do 3.º Ciclo.

A representar o ensino Secundário na Fase Nacional vão estar Beatriz Silva, aluna da Escola Secundária João da Silva Correia (Agrupamento de Escolas João da Silva Correia, S. João da Madeira) e Maria Luís Salvador, aluna da Escola Artística Conservatório de Música do Porto.

Dirigindo-se aos “20 heróis” que aguardavam pela prova oral de palco, realizada a 30 de março, a diretora da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira, Etelvina Araújo, deixou um apelo: “nunca deixem de ler, pois a leitura transporta-nos para mundos diferentes, dá-nos mundos diferentes e, acima de tudo, dá-nos liberdade”. Filipe Ferreira, da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), reforçou o mesmo apelo e incentivou os alunos a descobrir as 244 bibliotecas municipais que existem por todo o país, lembrando o “trabalho excecional que desenvolveram durante a pandemia”.

Destinado aos alunos do 1º, 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário, o Concurso Nacional de Leitura visa estimular o gosto e o prazer da leitura para melhorar o domínio da língua portuguesa, a compreensão leitora e os hábitos de leitura.

Pela primeira vez em 15 edições, a Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira acolheu a Fase Intermunicipal AMP, organizada pelo Plano Nacional de Leitura, em articulação com a DGLAB, a Rede de Bibliotecas Escolares e o Município de Santa Maria da Feira.

A autarquia anfitriã atribuiu prémios aos oito alunos apurados para a Fase Nacional e todos os participantes e respetivas escolas receberam certificados de participação.

Related Posts

Food for Thought debateu o consumo sustentável em Santa Maria da Feira
Perlim fechou portas com recorde de visitantes
Arrancou esta quinta-feira a programação da Festa das Fogaceiras

Leave a Reply