30/10/2020
Este fim-de-semana, a começar já esta sexta-feira, 30 de outubro, não haverá desporto em Portugal, com exceção da 1.ª e 2.ª liga de futebol. Entretanto, as federações das cinco principais federações das modalidades de pavilhão também já se pronunciaram sobre o assunto, emitindo um comunicado conjunto, confirmando o adiamento dos jogos, que estejam sob a sua égide.
No âmbito das medidas decretadas pelo Governo, que se enquadram na publicação da Resolução do Conselho de Ministros n.º 88-B/2020, que define medidas especiais aplicáveis aos concelhos de Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira no âmbito da situação de calamidade, e da Resolução do Conselho de Ministros n.º 89-A/2020, que determina a limitação de circulação entre diferentes concelhos do território continental no período entre as 00h00 de 30 de outubro e as 06h00 de dia 3 de novembro de 2020, é decidida a alteração completa da próxima jornada das provas presentemente organizadas pelas cinco Federações.
Apesar destas medidas, haverá a exceção da Liga NOS e da Liga Portugal 2 SABSEG, que verão os seus jogos serem realizados. Inicialmente, esteve em cima da mesa a disputa não só destas ligas, mas também da Liga BPI (seniores femininos), Campeonato de Portugal e Liga Revelação, além da principal competição de cada federação nas restantes modalidades. Porém, apenas as jornadas dos campeonatos profissionais de futebol irão mesmo ser realizadas.

Assim sendo, as cinco principais federações de pavilhão, Basquetebol, Andebol, Futebol (futsal), Patinagem e Voleibol, emitiram um comunicado conjunto a confirmar o adiamento dos jogos sob a sua égide, onde se pode ler que:
“Os jogos agendados nas datas acima mencionadas não se irão realizar e serão indicadas novas datas oportunamente. A decisão de suspender as atividades desportivas não profissionais foi comunicada pelo Governo às federações desportivas esta quinta-feira e apelamos à melhor compreensão de todos no sentido de a cumprir.”