
Desfile juntou centenas de mulheres pela Liberdade, Direitos e Igualdade
11/03/2025
MDM assinalou o Dia Internacional da Mulher em Aveiro com um desfile que juntou centenas de mulheres pela Liberdade, Direitos e Igualdade. A iniciativa decorreu no passado sábado, precisamente no dia 8 de março.
O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) celebrou o Dia Internacional da Mulher, a 8 de março, com um desfile pelas principais ruas de Aveiro, reunindo centenas de participantes de diversas localidades do distrito. O evento reforçou a luta pelos direitos das mulheres e a igualdade de género.
A marcha teve início na Estação da CP, às 14h30, percorrendo a Avenida Dr. Lourenço Peixinho até à Praça da República, onde ocorreu a concentração final. Para facilitar a participação, foram disponibilizados autocarros gratuitos por várias Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais da região.
Na Praça da República, o evento contou com intervenções políticas e culturais. A atriz Maria Mar, do Grupo Experimental de Teatro (GET), misturou reflexão política com performances inspiradas na escritora Maria Teresa Horta. As Cantadeiras de Cabreiros abriram o momento musical com canções tradicionais e de Zeca Afonso, e o grupo Mulheres da Eira encerrou a celebração com o Hino do MDM, cuja letra foi distribuída ao público.
Houve ainda discursos de várias ativistas e especialistas iniciados por Sofia Castanheira, estudante do Projeto Ruído, abriu as intervenções, a que se seguiu Joana Dias, sindicalista, que abordou os direitos das trabalhadoras, Manuela Candal, advogada, que falou sobre a paz e Andreia Mortágua, estudante e membro do Conselho Nacional do MDM, que encerrou com um apelo à continuidade da luta pela igualdade de género.
A iniciativa contou com o apoio da União de Sindicatos de Aveiro e do Projeto Ruído, reforçando a mobilização em defesa da liberdade, dos direitos das mulheres e da igualdade de género.

Entretanto, o MDM vai ainda levar a efeito, no âmbito das celebrações, um Debate e Sessão Cultural “50º Aniversário do Ano Internacional e as suas Repercussões no Portugal de Abril”, dia 28 de março, às 21h00, no Museu de Santa Maria de Lamas. E está ainda a decorrer, até 31 de março, também no Museu de Lamas, a exposição “Revolução e Mulheres”, que expõe painéis e multimédia sobre os direitos das mulheres antes e depois da Revolução, e a vida e obra de Maria Lamas, uma mulher de Abril.