Descarga poluente no rio Uíma mata dezenas de peixes

13/08/2020

O Bloco de Esquerda denunciou uma descarga poluente no rio Uíma, nas Caldas de S. Jorge, Santa Maria da Feira, que provocou a morte de dezenas de peixes. Os deputados do BE exigem que o atentado ambiental seja rapidamente investigado.

Segundo o Bloco de Esquerda (BE) ocorreu esta quarta-feira, 12 de agosto, uma descarga poluente no rio Uíma na zona das Caldas de S. Jorge, concelho de Santa Maria da Feira que matou dezenas de peixes.

Para os deputados do BE, este grave crime ambiental deve ser rapidamente investigado “para que os prevaricadores sejam detectados e devidamente penalizados, para que situações como esta não se repitam”, referem em comunicado. No mesmo documento relembram que há vários relatos de descargas poluentes no rio Uínha, e que estas descargas têm consequências graves para o habitat natural deste curso de água. “Urge criar mecanismos de prevenção para que este tipo de ocorrências não se volte a repetir”, alertam. 

“Uma sociedade democrática e moderna não pode ser benévola com este tipo de procedimentos que arruínam o planeta em que vivemos, debilitando a qualidade de vida de todos nós”, conclui o comunicado, assegurando ainda que o Governo já foi questionado sobre a matéria.

Leave a Reply