
Curva de novos casos confirmados continua a decrescer
05/04/2020
Este domingo há boas notícias para a região com a curva dos novos casos confirmados a continuar a decrescer. Para além de não haver óbitos a lamentar, o Hospital de Ovar fez hoje um segundo teste negativo, confirmando mais uma pessoa recuperada. S. João da Madeira apresenta um novo caso, Oliveira de Azeméis, três novos casos, Santa Maria da Feira sete novos casos e Ovar 18 novos casos. A nível nacional o número de casos confirmados registou hoje mais 754, ampliando para 11278 o total de casos confirmados, tendo-se verificado uma taxa de crescimento de 7,2%. Já em relação ao número de mortos, há a lamentar mais 29 pessoas, chegando aos 295 óbitos no total. Aqui a taxa de crescimento é de 10,9%. Já em relação ao número de internados subiu para 1084, sendo que 267 estão nas Unidades de Cuidados Intensivos. O número de recuperados anunciado pela Direção Geral de Saúde mantém-se nos 75.
A Direção Geral de Saúde anunciou ao início desta tarde que Portugal confirmou 754 novos casos, subindo para um total de 11278 caso, representando uma subida de 7,2%. Já no número de casos de mortes, há mais 29 óbitos a lamentar, sendo que 20 desses casos tratam-se de pessoas acima dos 80 anos, e representa uma subida de 10,9% . Perante estes números e uma cada vez maior tendência mundial a aconselhar o uso da máscara, como forma de proteção, a ministra da Saúde anunciou hoje, em entrevista à RTP1, que a Direção Geral da Saúde pediu um parecer sobre o uso generalizado de máscaras para evitar a propagação da Covid-19, tendo sido aconselhada a equacionar a medida. Segunda a ministra, “esse parecer vai no sentido de equacionar o uso mais amplo das máscaras”, afirmou Marta Temido. Entretanto, a ministra não adiantou se a recomendação será adotada, mas admitiu que os responsáveis pelas decisões têm de se adaptar e ter uma dinâmica muito rápida perante as evidências novas que vão surgindo.
Na região as notícias são positivas, a tendência para o decréscimo da curva de novos casos é por cada vez mais evidente. S. João da Madeira apresentou apenas um novo caso, somando agora 44 casos confirmados e um morto. Oliveira de Azeméis teve três novos casos, e ultrapassou a centena, somando agora 101 casos confirmados. Santa Maria da Feira apresentou sete novos casos, somando agora 254 casos confirmados e cinco óbitos. Já Ovar, os números de hoje deixaram o presidente da Câmara Municipal, Salvador Malheiro bastante satisfeito. Hoje só surgiram 18 novos casos, não há mortes a lamentar e foi “feito hoje um segundo teste que deu negativo”, confirmando mais uma pessoa recuperada. Numa comunicação diária à população o edil vareiro anunciou que continuam a decorrer os trabalhos no Hospital de Campanha, que está a ser preparado para ficar à disposição “dos ovarenses e de pessoas da região que possam estar infetados e necessitem de cuidados hospitalares”, deixando um reconhecimento público a todos os profissionais do Hospital de Ovar que “têm sido extraordinários na concretização deste objetivo que é o nosso Hospital de Campanha”, concluiu.