Covid-19 – Truques para limpar e desinfetar a casa

28/03/2020

Que produtos deixam a nossa casa higienizada e livre de qualquer risco. Detergente, água, sabão, lixívia, álcool isopropílico e soluções diluídas de álcool não falham no combate ao coronavírus. Deixamos-lhe aqui alguns truques para limpar e desinfetar a casa.

Limpar e higienizar as nossas casas sempre foi um ato comum. No entanto, nos dias que correm a necessidade desses gestos é mais do que uma rotina essencial para reduzir o risco de uma contaminação que pode ser mortal. Mas, as dúvidas são muitas quanto à forma mais segura de o fazer.

O que fazer ao chegar a casa? O primeiro conselho que lhe deixamos é que se deve descalçar de imediato, deixando o calçado sempre no mesmo local, perto da entrada. Deve ainda evitar de guardar os sapatos no mesmo sítio onde tem os chinelos que usa em casa, algo que deve ser transversal a todos os membros da família. Depois, deve mudar a roupa que traz do exterior, como por exemplo os casacos, camisolas, calças, etc.) colocando de preferência essas peças a arejar no exterior, nunca guardando de imediato nos seus armários. E, atenção a outro pormenor, nunca sacuda a roupa para minimizar a possibilidade de dispersar qualquer tipo de vírus e germes no ar. Mas, há outros acessórios que transportamos, que são potenciais portadores de vírus, como por exemplo, o telemóvel e as chaves de casa, que devem sempre ser desinfetados. De seguida lave as mãos, seguindo as indicações das autoridades de saúde.

Mas, há outros cuidados a ter em consideração, especialmente aquelas pessoas que moram em apartamentos, com os puxadores das portas, os botões dos elevadores, interruptores de luz ou corrimões de escadas. Estas são zonas de contacto frequente, e nestes casos deve ser adotado um cuidado especial de limpeza nas superfícies com maior frequência.

O coronavírus é um dos tipos de vírus que sucumbe se for atacado com o produto certo. Por isso, sugerimos-lhe que limpe as superfícies com detergente e água, antes de desinfetar. Esfregue energicamente, se a superfície permitir, sem esquecer cantos, curvas e ranhuras. Posteriormente passe à desinfeção, usando soluções diluídas de produtos com poder biocida, sempre seguindo as recomendações de utilização do produto. Nunca misture lixívia com amoníaco ou qualquer outro detergente alcalino. A solução só será eficaz quando diluída na proporção correta. Mas, passemos aos diferentes locais da sua casa. Na casa de banho, deve usar um detergente com desinfetante composto por lixivia, peróxido de hidrogénio ou cloreto de benzalcónio, por exemplo, começando pelas torneiras, lavatórios e ralos, e passando depois ao mobiliário, banheira ou duche, bidé e sanita. O chão deverá ser o último a ser desinfetado, e depois deixado a secar ao ar, nunca esquecendo a ventilação do espaço.

Passando à cozinha, deve começar pela louça, com água quente e detergente, seguindo-se os armários e puxadores, bancadas, portas e puxadores do frigorífico e das máquinas de lavar, fogão e respetivos comandos, lava-louça, torneira e ralo. Mais uma vez deve deixar secar ao ar, de preferência abrindo as janelas para ventilar o espaço. Mas, tenha cuidado com os produtos usados no mobiliário e equipamentos, onde a sugestão é que use água morna com um pouco de detergente adequado ao tipo de superfície e material. Não se esqueça também da limpeza das alcatifas, tapetes e cortinas, com os produtos adequados.

Solução diluída de lixívia para desinfetar é recomendada pela DGS

Uma medida de lixívia e 49 medidas de água, sem mistura de outras substâncias, sobretudo amoníaco, é a dose certa para desinfetar a sua casa. Esta é uma recomendação da Direção Geral de Saúde, que aconselha ainda ao uso de luvas. No entanto, esta solução também tem contraindicações, especialmente se for usado em zonas metálicas, pois pode corroer. Por isso, não use em torneiras de aço inoxidável.

Mas há também o álcool isopropílico ou isopropanol. Desde que a solução tenha pelo menos 70% de álcool é considerada eficaz contra o coronavírus em superfícies rígidas. Mas, apesar de ser seguro para todas as superfícies, atenção ao uso em alguns tipos de plástico, que podem perder a cor.

A finalizar deixámos-lhe um alerta para que não se deixe influenciar por receitas caseiras milagrosas, que podem dar uma falsa sensação de segurança, como por exemplo, soluções com base em vodka ou vinagre branco, para as quais não há provas de que seja eficaz contra o coronavírus.

Leave a Reply