31/10/2020
O Governo alargou a lista de concelhos classificados com alto risco da covid-19. Assim sendo, consideram-se concelhos de alto risco sempre que existem 240 casos de infetados por cada 100 mil habitantes acumulados nos últimos 14 dias. Estas medidas entram em vigor a 4 de novembro. Todos os concelhos das Terras de Santa Maria (Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra), bem como Ovar, estão incluídos na lista que inclui 121 concelhos.
Os números alarmantes de casos confirmados com covid-19, levaram a que o Governo seja forçado a novas medidas pra tentar conter o avanço do número de infetados. Da reunião do Conselho de Ministros de hoje, saíram medidas mais apertadas para grande parte da população portuguesa. Assim, além dos três concelhos do norte, Felgueiras, Lousada e Paços de Ferreira, onde já vigoravam medidas mais restritivas, serão agora 121 aqueles onde serão aplicadas regras mais restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus, estando considerados concelhos de alto risco, todos aqueles em que existam 240 casos de infetados por cada 100 mil habitantes.
Entre os 121 concelhos anunciados estão todos os das Terras de Santa Maria (Arouca, Espinho, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Oliveira de Azeméis e Vale de Cambra), bem como Ovar, da Grande Lisboa e do Grande Porto. E num total serão abrangidas 7,1 milhões de pessoas.
Assim sendo, foi decidido avançar com:
- Dever cívico de recolhimento domiciliário;
- Eventos e celebrações limitado a 5 pessoas, salvo se do mesmo agregado familiar;
- Teletrabalho obrigatório. Na impossibilidade obrigatoriedade desfasamento de horários;
- Estabelecimentos comerciais com encerramento até às 22h00. Exceções farmácias, consultórios e clínicas, funerárias, take away, postos de abastecimento e rent-a-car;
- Restaurantes com encerramento até às 22h30. 6 pessoas no máximo, salvo se do mesmo agregado familiar;
- Feiras e mercados de levante estão proibidos;
- As medidas entram em vigor a partir de 4 de novembro e até as 23h59 de 15 de novembro, voltando a ser reavaliadas.