Covid-19 – Região continua no verde, mas R(t) a subir deixa um alerta

05/04/2021

A Taxa de incidência da covid-19 voltou a baixar esta semana, mas o R(t) que mede a taxa de transmissibilidade do vírus atingiu o valor definido pelo Governo como a barreira de segurança, fixando-se agora em 1,00. Na região mantém-se a tendência de melhoria dos valores da incidência cumulativa a 14 dias, com exceção para Oliveira de Azeméis, que piorou ligeiramente. S. João da Madeira estabilizou e continua a ser o melhor concelho das Terras de Santa Maria, com 9 casos por 100 mil habitantes.

A Direção-Geral de Saúde (DGS) atualizou, esta segunda-feira, os dados relativos à incidência cumulativa a 14 dias por 100 mil habitantes. No relatório de situação divulgado pode verificar-se que, e comparativamente com a semana passada, o R(t) aumentou ligeiramente, fixando-se agora em 1,00, mas a taxa de incidência do vírus diminuiu. A nível nacional os valores indicam agora 62,8 casos de infeção de SARS-CoV-2 por 100 mil habitantes. Na região das Terras de Santa Maria a tendência é para uma clara melhoria, com a exceção de Oliveira de Azeméis que viu os seus valores subirem ligeiramente.

No seu boletim epidemiológico a DGS informou que nas últimas 24 horas há mais 159 casos face ao dia anterior. O número de vítimas mortais do novo coronavírus no país aumentou para 16.885 (+42 que a semana passada) registando-se mais seis vítimas mortais nas últimas 24 horas. Atualmente existem 536 internados (-87 que a semana passada), dos quais 112 (-24 que na semana passada) estão em Unidades de Cuidados Intensivos e 780.643 casos recuperados em Portugal, mais 4794 do que a semana passada.

Gráfico do R(t) subiu para 1,00

Depois dos dados hoje revelados, Portugal continua no verde, apesar de ter atingido a linha limite, segundo a matriz de risco anunciada pelo Governo quando foi anunciado o início do desconfinamento. O R(t) que mede a taxa de transmissibilidade do vírus aumentou para 1,00 esta segunda-feira. Já a taxa de incidência da doença, outro dos critérios a ter em conta segundo os especialistas em que o Governo se apoia, baixou para 62,8 casos de infeção por 100 mil habitantes, em todo o país. Descontando as ilhas, os valores baixam ainda mais, para 60,9 casos por 100 mil habitantes.

Na região os dados sobre a incidência cumulativa a 14 dias, que reportam ao período entre os dias 17 e 30 de março, Espinho desceu para (68), Vale de Cambra para (66), Santa Maria da Feira (43), Arouca para (19). Já S. João da Madeira foi o único concelho que estabilizou (9) e Oliveira de Azeméis subiu ligeiramente para (27). Apesar de tudo, o risco continua baixo nos concelhos das Terras de Santa Maria.

Related Posts

Desde 1 de maio que a Linha do Vouga conta com o Passe Andante
Já arrancou a maior edição de sempre do Andebolmania
Feira transforma-se em cidade palco vivo da Paixão de Cristo

Leave a Reply